ASSEMBLEIA
Adequações na escolha do TCE-MA aguardam aval do STF
Por linharesjr.com.br • 18/04/2024
Compartilhe
STF ALEMA
Presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão concluiu alterações para eleição de membro do TCE-MA e aguarda decisão do STF.

SÃO LUÍS, 18 de abril de 2024 – A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), finalizou ajustes legais para a escolha de membros do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA).

A partir de agora, espera-se que o Supremo Tribunal Federal (STF) reconheça essas mudanças, conforme revelado após uma ação direta de inconstitucionalidade.

Dessa forma, com as adequações legislativas concluídas através de uma PEC, um decreto legislativo e uma resolução legislativa, a expectativa é de que o STF permita que a Assembleia prossiga com a escolha do novo conselheiro.

Na oportunidade, a presidente da Alema, Iracema Vale, destacou que as alterações foram feitas para garantir a transparência e eficiência na fiscalização das contas públicas e que a Assembleia está pronta para seguir adiante com o processo.

“Desde o início do processo que a gente vem seguindo a Constituição Federal, embora a Constituição Estadual estivesse desatualizada. Mesmo assim, como foi uma dúvida levantada com relação ao processo que a Assembleia vinha fazendo, a Mesa Diretora optou por fazer todas as adequações. Então, nós adequamos a Constituição Estadual à Constituição Federal, tramitamos um projeto de resolução legislativa, um decreto, tudo dentro dos prazos regimentais, e de acordo com todas as exigências. Hoje conclui-se um trabalho. A Assembleia fez o seu dever e casa”, afirmou.

O ministro Flávio Dino, relator do caso no STF, havia determinado pela suspensão da escolha do novo conselheiro até que questões como a forma de candidatura, a votação e a idade máxima dos concorrentes fossem esclarecidas.

Dentre as alterações implementadas, destaca-se a possibilidade de indicação de candidatos pelos líderes de blocos parlamentares, a votação secreta e o aumento da idade máxima dos concorrentes para 70 anos.

Iracema Vale manifestou confiança na sensibilidade e compreensão dos ministros do STF em relação às mudanças realizadas, enfatizando a importância da continuidade do processo eleitoral para o Tribunal de Contas do Estado.

“Hoje, o Tribunal de Contas carece de um conselheiro para que dê celeridade nesses processos. Por isso, a gente espera uma sensibilidade, uma compreensão das autoridades do Supremo, que eles compreendam essa transparência da aplicação do recurso público […] Então a gente fez todo o necessário para que esse problema seja resolvido. A partir de hoje, a Assembleia está liberada da obrigação de fazer essas alterações”, finalizou.

Compartilhe
16/04/2024
ASSEMBLEIA
Alema finaliza mudanças no processo de escolha do TCE-MA
08/04/2024
ADIN
Julgamento presencial sobre escolha para o TCE depende de Dino
20/06/2023
COMISSÃO
CCJ da Alema aprova PL do sexo biológico em competições no MA

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda