ENTIDADE

Academia rejeita mudança de nome do Hospital Nina Rodrigues

Compartilhe
Academia posicionamento
Academia Maranhense de Letras se posiciona contra mudança em carta, destacando contribuições históricas e científicas do médico e antropólogo Nina Rodrigues.

SÃO LUÍS, 10 de março de 2025 – A Academia Maranhense de Letras (AML) manifestou-se contra a possível mudança de nome do Hospital Nina Rodrigues, em São Luís. Em carta divulgada no dia 27 de fevereiro, a instituição defendeu a permanência da homenagem ao médico e antropólogo maranhense, reconhecido por suas contribuições científicas.

O debate surgiu após uma ação popular questionar a moralidade da homenagem, citando supostas ideias eugenistas e racistas em sua obra.

A AML, presidida por Lourival Serejo, argumentou que Nina Rodrigues foi um dos fundadores da antropologia criminal no Brasil e deixou um legado de mais de 60 obras publicadas. Entre elas, destacam-se “Regime alimentar no Norte do Brasil” (1881), “A Morféia em Andajatuba” (1886) e “O alienado no Direito Civil brasileiro” (1901).

Além disso, ele atuou como médico, dedicando-se ao atendimento de populações vulneráveis, o que lhe rendeu o título de “Doutor dos Pobres”.

A carta da AML ressaltou que Nina Rodrigues é patrono da Cadeira nº 3 da instituição e também da Cadeira nº 39 da Academia de Medicina da Bahia. Sua obra, segundo a Academia, está registrada na história da imprensa maranhense, baiana e em periódicos internacionais.

A instituição afirmou que apagar sua contribuição sob o argumento de revisionismo histórico seria desconsiderar sua relevância para a ciência e para o país.

A AML destacou que reconhece e respeita as lutas contra o racismo e as injustiças sociais. No entanto, defendeu que a preservação da memória de Nina Rodrigues não deve ser confundida com a conivência com práticas discriminatórias.

A instituição reforçou que a mudança do nome do hospital seria um apagamento de sua trajetória e contribuições.

Compartilhe

Leia mais

Coren-MA eleição

ELEIÇÃO

Gestão do Coren-MA é investigada por supostas falsificações
Coren-MA eleição

ELEIÇÃO

Gestão do Coren-MA é investigada por supostas falsificações

STF Fux

SÃO LUÍS

STF rejeita recurso e mantém promoção para servidores de SLZ
STF Fux

SÃO LUÍS

STF rejeita recurso e mantém promoção para servidores de SLZ

Gone dama

PRIMEIRA-DAMA

Gonet arquiva denúncias sobre gastos de Janja em viagens
Gone dama

PRIMEIRA-DAMA

Gonet arquiva denúncias sobre gastos de Janja em viagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.