TERRA ARDENTE

Maranhão pode ter redução de um terço das chuvas até 2075

Compartilhe
Maranhão chuva
Pesquisa da UFMA revela que o Maranhão já aqueceu 0,9°C em 60 anos e projeta aumento de até 5,4°C nas próximas décadas, com graves impactos na agricultura.

MARANHÃO, 11 de julho de 2025 – O Maranhão já registra um aumento médio de 0,9°C na temperatura e redução de até 600 mm no volume anual de chuvas nas últimas seis décadas, segundo estudo da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

A pesquisa projeta cenário ainda mais crítico: até 2075, o estado pode enfrentar elevação de 5,4°C e queda de 32% nas precipitações, com graves consequências para o setor agrícola, especialmente na região do MATOPIBA.

Coordenado pelos professores Juarez Mota Pinheiro e Irecer Portela, o estudo analisou dados do INMET, FIOCRUZ e INPE/CPTEC no Laboratório de Climatologia da UFMA.

Os pesquisadores desenvolveram mapas e gráficos que demonstram alterações climáticas significativas, com tendência de agravamento nas próximas décadas. O trabalho foi publicado na Revista Brasileira de Climatologia.

A redução pluviométrica e o aumento térmico ameaçam diretamente a disponibilidade hídrica para agricultura e ecossistemas. Os cientistas destacam a urgência de medidas para conter desmatamento e queimadas, principais agravantes das mudanças climáticas no estado.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x