STF amplia regras para segurança de ministros

Compartilhe
STF Medidas
Medidas do Supremo Tribunal Federal (STF) incluem testes rigorosos para policiais judiciais e contrato com empresa privada.

BRASÍLIA, 05 de fevereiro de 2025 – O Supremo Tribunal Federal (STF) intensificou a segurança de seus ministros e instalações. Entre as novas medidas, a Corte determinou regras mais rigorosas para policiais judiciais encarregados da proteção dos magistrados e seus familiares.

Em janeiro de 2025, o diretor-geral do STF, Eduardo Silva Toledo, publicou uma instrução normativa que exige a aprovação no Teste para Atuação com Dignitários (TAD) para os agentes de segurança dos ministros. O exame avalia aptidão física, manuseio de armas e capacidade psicológica.

O TAD ocorre semestralmente. Homens entre 18 e 25 anos devem correr 2,4 km em 12 minutos, nadar 50 metros em um minuto e realizar 40 abdominais no mesmo período. Exigências variam conforme idade e gênero.

A norma abrange policiais judiciais em exercício, que têm quatro meses para realizar o teste. Sem aprovação, ficam impedidos de atuar na segurança dos ministros até cumprirem as exigências.

A decisão de intensificar a segurança foi motivada por um atentado em novembro de 2024, quando Tiü França tentou explodir a estátua da Justiça e morreu ao detonar um explosivo diante do STF.

Para reforçar a proteção, os ministros aprovaram um crédito suplementar de R$ 27,4 milhões, destinado à contratação de 40 novos agentes da Polícia Judicial.

Além disso, o STF firmou um contrato de R$ 83,9 milhões com uma empresa de segurança privada, válida por dois anos. O acordo inclui a atuação de 230 profissionais em quatro estados: Distrito Federal, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo.

Esses seguranças poderão acompanhar os ministros em viagens nacionais e internacionais, mas não estão sujeitos às mesmas exigências aplicadas aos policiais judiciais.

Compartilhe

Leia mais

Levantamento maranhão

LEVANTAMENTO

Uso de agrotóxicos no Maranhão chega a quase 200% em 10 anos
Levantamento maranhão

LEVANTAMENTO

Uso de agrotóxicos no Maranhão chega a quase 200% em 10 anos

Risco economia

ECONOMIA

Economista do Bradesco alerta para risco de recessão em 2025
Risco economia

ECONOMIA

Economista do Bradesco alerta para risco de recessão em 2025

PL comercialização

COMERCIALIZAÇÃO

PGR denuncia venda de emendas por três deputados do PL
PL comercialização

COMERCIALIZAÇÃO

PGR denuncia venda de emendas por três deputados do PL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.