opções

PROJETO DE LEI

Lei permite a pais vedarem filhos em atividades de gênero no MA

Compartilhe
lei maranhão
Assembleia Legislativa aprovou projeto que dá aos pais o direito de vetar filhos em atividades pedagógicas de gênero.

SÃO LUÍS, 21 de junho de 2024 – A Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou nesta quinta (20) um projeto de lei que concede aos pais e responsáveis o direito de vedar a participação de seus filhos em atividades pedagógicas de gênero nas escolas do estado. A iniciativa é da deputada estadual Mical Damasceno (PSD).

O projeto de lei, aprovado pela maioria dos deputados, teve votos contrários apenas de Carlos Lula (PSB), Júlio Mendonça (PCdoB), Othelino Neto (Solidariedade), Rodrigo Lago (PCdoB) e Zé Inácio (PT).

O texto da lei define atividades pedagógicas de gênero como aquelas que tratam de identidade de gênero, orientação sexual, diversidade sexual, igualdade de gênero e temas correlatos.

Segundo a justificativa da deputada Damasceno, a medida visa proteger a estrutura familiar e garantir aos pais o controle sobre a educação de seus filhos, especialmente em questões sensíveis relacionadas à sexualidade.

“É essencial que os pais tenham o poder de decisão sobre a educação dos seus filhos, podendo opinar nas instituições de ensino, especialmente em assuntos delicados como os relacionados à sexualidade. As crianças e os adolescentes devem ser tratados com respeito e dignidade, como assegurado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente”, argumentou Damasceno.

A nova lei estipula que os alunos que forem vedados de participar dessas atividades não poderão ser penalizados ou prejudicados em seu desempenho escolar.

Caso a lei seja sancionada pelo governador Carlos Brandão (PSB), as instituições de ensino que a descumprirem estarão sujeitas a sanções progressivas: uma advertência por escrito na primeira infração, multas de R$ 1 mil a R$ 10 mil por aluno na segunda, suspensão temporária de até 90 dias na terceira, e, em última instância, a cassação da autorização de funcionamento.

Compartilhe

Leia mais

Delegado tratamento

TRATAMENTO

Delegado preso estava afastado para tratamento psiquiátrico
Delegado tratamento

TRATAMENTO

Delegado preso estava afastado para tratamento psiquiátrico

Governo Sigilo

SIGILO

Governo mantém sigilo sobre novos ônibus entregues pela MOB
Governo Sigilo

SIGILO

Governo mantém sigilo sobre novos ônibus entregues pela MOB

STJ Julgamento

JULGAMENTO

STJ conclui oitivas da Operação 18 Minutos neste mês
STJ Julgamento

JULGAMENTO

STJ conclui oitivas da Operação 18 Minutos neste mês

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.