MARANHÃO, 12 de abril de 2024 – A situação de abandono do Centro de Criatividade Odylo Costa Filho, recentemente destacada, revelou um padrão de descaso com importantes centros culturais em São Luís.
Além do Odylo, locais como o Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho e o Centro de Artes Cênicas do Maranhão (Cacem) também sofrem com abandono, necessitando de reparos urgentes para retomar suas atividades culturais.
A Casa do Maranhão e o antigo prédio da Defensoria Pública Estadual também estão abandonados e serão convertidos em hotéis. Artistas e educadores demonstram tristeza e indignação com a situação, clamando por uma resposta do governo estadual.
O Centro de Criatividade Odylo Costa Filho, por exemplo, desfruta de uma localização estratégica como o portal de entrada do Centro Histórico de São Luís e deveria desempenhar um papel fundamental na promoção da cultura local.
O Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho e o Centro de Artes Cênicas do Maranhão (Cacem), ambos situados na região central da capital maranhense, antes eram centros de intensa produção cultural, agora estão fechados e em condições precárias.
A situação é ainda mais alarmante quando consideramos que a Casa do Maranhão e o antigo prédio da Defensoria Pública Estadual estão sendo convertidos em hotéis, em vez de serem preservados como patrimônio cultural.
Sobre o caso de maior repercussão envolvendo o Odylo Costa Filho, o Governo emitiu uma nota nesta quinta (11). Veja abaixo:
A Secretaria de Estado da Educação (SEDUC) informa que o Centro de Criatividade Odylo Costa Filho contará com vigilância permanente a partir desta quinta-feira (11). Ainda hoje será realizada a limpeza do espaço interno e a retirada do mobiliário.
— Governo do Maranhão (@GovernoMA) April 11, 2024
O projeto para execução das obras está em elaboração. Após apresentação e validação dele, deverá ser liberado pelo Governo Federal.
— Governo do Maranhão (@GovernoMA) April 11, 2024
Uma resposta
Espero que o grupo VG não desista do projeto, que eu torço para dar certo, apesar de ter tudo para dar errado.
A verdade é que São Luís está muito atrasada em relação aos seus vizinhos.
As obras viárias são meras gambiarras, a av. Litorânea parece uma favela e o centro é um local insalubre e perigoso.