MARANHÃO, 02 de março de 2024 – O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) recentemente alterou o processo de emplacamento de veículos zero quilômetro. Antes isento de vistoria, agora, veículos novos enfrentam a obrigação da inspeção, juntamente com o aumento de taxas.
A justificativa para a mudança aponta a necessidade de monitorar veículos não emplacados dentro do prazo, visando evitar acidentes não reportados e possíveis atividades criminosas.
Contudo, críticos argumentam que a origem dos veículos de concessionárias já assegura um padrão de segurança, questionando a urgência da vistoria.
Especialistas indicam que os novos veículos possuem mecanismos de segurança que, teoricamente, dispensam a inspeção imediata. O Detran, no entanto, defende que a história de veículos não emplacados ao longo do tempo pode revelar situações que justificam a vistoria.
As críticas se concentram nos custos adicionais introduzidos pelo Detran. O novo processo exige que proprietários realizem a vistoria no emplacamento, com custo de R$153,00, e paguem uma taxa de serviços digitais de R$175,00.
Respostas de 2
E O MINISTÉRIO PÚBLICO SEGUE OMISSO, CEGO, SURDO E MUDO. PROCON ? SEGUE O MESMO PADRÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO. E O CIDADÃO MARANHENSE QUE ARQUE COM A SANHA ARRECADATÓRIA DE BRANDÃO ET CATERVA, TIRANDO “LEITE DE PEDRA”.
DEPOIS QUE ENTREGARAM AS VISTORIAS NAS MÃOS DE TERCEIRIZADAS ALÉM DE AUMENTAR O VALOR DAS TAXAS, AINDA INVENTAM MAIS VISTORIAS DESNECESSÁRIAS. SE ESTIVESSEM TÃO PREOCUPADOS COM A QUALIDADE, AO MENOS DURANTE AS VISTORIAS OS INSPETORES CHECASSEM O CHASSI DO MOTOR EM VEZ DE FAZER O PROPRIETÁRIO ASSINAR QUALQUER COISA PRA SE VER LIVRE.