opções

Deputado do Novo cobra laudo e solução para saúde infantil

Deputado Wellington

SÃO LUÍS, 20 de agosto de 2024 – O deputado estadual Wellington do Curso cobrou em sessão plenária nesta terça (20) ações imediatas do governo do Maranhão em relação a duas questões críticas: o atraso na entrega do laudo do Corpo de Bombeiros sobre o incêndio na feira da Cidade Operária e a falta de um aparelho de endoscopia no Hospital Juvêncio Matos, em São Luís. Ambas as situações, segundo o parlamentar, estão gerando grande sofrimento para a população afetada. INCÊNDIO NA FEIRA DA CIDADE OPERÁRIA No dia 16 de julho, um incêndio destruiu várias lojas na feira da Cidade Operária, em São Luís, causando prejuízos significativos aos lojistas e comerciantes locais. De acordo com Wellington, que visitou pessoalmente o local para verificar os danos, os comerciantes ainda aguardam a entrega do laudo técnico por parte do Corpo de Bombeiros, documento fundamental para que possam buscar reparações e auxílio. “Os bombeiros prometeram entregar o laudo, mas até agora, nada. Isso aumenta o sofrimento daqueles que perderam tudo. É necessário que o Governo do Estado tome medidas para reparar os danos e apoiar os comerciantes atingidos”, afirmou o deputado. Wellington destacou que a feira da Cidade Operária é de responsabilidade do Governo do Estado, o que exige uma resposta rápida e eficiente para resolver a situação.

Irmão do prefeito Braide é alvo de busca e apreensão da Polícia

Prefeito Operação

SÃO LUÍS, 20 de agosto de 2024 – Antônio Carlos Salim Braide, irmão do prefeito Eduardo Braide foi conduzido para a Superintendência de Investigações Criminais (SEIC) na tarde desta terça (20). Segundo a polícia, com ele foi encontrado um carregador de pistola. Ainda na tarde desta terça, o apartamento de Antônio, localizado em uma área nobre da capital maranhense havia sido alvo de busca e apreensão da Polícia Civil do Maranhão. Ele foi apontado pelo próprio Eduardo Braide, como quem andava no Honda Fit preto, utilizado no “resgate” de Guilherme Teixeira, ex-assessor do deputado estadual Fernando Braide (PSD), no dia 16 de julho – quando ele deixou o Clio vermelho na Rua das Andirobas, no Renascença.

Duarte explica “carro elétrico de carroceiro”

Duarte Proposta

SÃO LUÍS, 20 de agosto de 2024 – Duarte Júnior (PSB), pré-candidato à Prefeitura de São Luís, apresentou uma proposta inusitada durante um discurso recente: substituir as carroças de tração animal da cidade por veículos elétricos. A iniciativa, segundo o candidato, visa eliminar o uso de animais para transporte, promovendo o bem-estar animal e modernizando os métodos de trabalho dos carroceiros. “Nós vamos acabar com essa história de carroça, de veículo de tração animal percorrendo a cidade”, afirmou. De acordo com Duarte, a troca das carroças por veículos elétricos seria viável financeiramente e já vem sendo implementada em outras cidades, como Maceió, sob a gestão de JHC.

Prefeito recorre ao STJ para suspender decisão do TJMA

Prefeito Cirineu

FORMOSA DA SERRA NEGRA, 20 de agosto de 2024 – O prefeito de Formosa da Serra Negra, Cirineu Costa (PL), recorreu ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) solicitando a suspensão dos efeitos de uma decisão da 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), que pode torná-lo inelegível nas eleições deste ano. Cirineu Costa foi condenado a mais de 10 anos de prisão por estupro de vulnerável, mas permanece em liberdade graças a uma liminar obtida em habeas corpus no STJ. O novo pedido do prefeito está sob a relatoria do ministro Jesuíno Rissato, da 6ª Turma do STJ. A condenação de Costa motivou a apresentação de duas ações de impugnação contra seu pedido de registro de candidatura na Justiça Eleitoral.

Yglésio articula vinda de Bolsonaro; Duarte confirma Lula em SLZ

Bolsonaro Lula

SÃO LUÍS, 20 de agosto de 2024 – O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) declarou, nesta terça (20), apoio à candidatura de Yglésio Moyses (PRTB) para a Prefeitura de São Luís. A decisão de Bolsonaro veio após seu partido, o PL, ter declarado apoio à candidatura de Duarte Júnior (PSB) e orientado seus eleitores a votarem no candidato socialista nas eleições municipais de 2024. Em resposta, Bolsonaro se posicionou em favor de Yglésio. “Quem vota em Bolsonaro, vota em Yglésio em São Luís… Estamos organizando uma agenda para ir a São Luís participar das eleições com Yglésio”, afirmou o ex-presidente.

App registra 55 denúncias de propaganda eleitoral ilegal no MA

Propaganda eleitoral ilegal

MARANHÃO, 20 de agosto de 2024 – O aplicativo Pardal, desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), registrou 55 denúncias de propaganda eleitoral ilegal no Maranhão desde o início da campanha para as eleições municipais de 2024. A plataforma permite que eleitores denunciem possíveis crimes eleitorais diretamente à Justiça Eleitoral e ao Ministério Público. Além de enviar denúncias de propaganda eleitoral ilegal, os usuários podem acompanhar o andamento das queixas registradas. Até agora, 10 municípios maranhenses, incluindo São Luís, estão entre os que mais acumulam denúncias.

PL que altera sistema de licitações em SLZ avança na Câmara

PL Licitações

SÃO LUÍS, 20 de agosto de 2024 – A Câmara Municipal de São Luís anunciou nesta segunda (19) que o Projeto de Lei 191/2024, que propõe mudanças no sistema de licitações do município, será incluído na Ordem do Dia da próxima quarta (21). O projeto, enviado pela Prefeitura de São Luís, busca atualizar a legislação local conforme a Lei nº 14.133/2021. Durante a sessão, a mensagem do prefeito Eduardo Braide destacou que a proposta visa modernizar e padronizar os processos de contratação do município, além de aumentar a transparência e a eficiência no uso dos recursos públicos.

Eleitorado supera população em 18 municípios maranhenses

Eleitorado população

MARANHÃO, 20 de agosto de 2024 – Dezoito municípios do Maranhão apresentam um número de eleitores maior que o da população, conforme levantamento realizado pelo Blog do Domingos Costa para as eleições de 2024. A discrepância levanta suspeitas de irregularidades, como a transferência indevida de títulos eleitorais. Essa distorção é conhecida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e pode comprometer a integridade das eleições, uma vez que eleitores de outras localidades podem estar registrados em municípios onde não residem. Normalmente, o número de eleitores deveria ser próximo ao de habitantes, mas nos municípios afetados essa lógica foi invertida. Porto Rico do Maranhão é um dos casos mais alarmantes, com uma diferença de quase 28% a mais de eleitores em relação à população. Afonso Cunha apresenta uma diferença de mais de 22%, enquanto Central do Maranhão registra uma discrepância de 15%.

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.