Ministra da França causa polêmica ao posar para a Playboy
Em meio a onda de protestos que o país atravessa depois da aprovação da Reforma da Previdência, a ministra da França Marlène Schiappa, responsável pela Economia Social e Solidária e Vida Associativa, estampou a capa da revista erótica Playboy, nesta semana. A atitude foi criticada por vários setores . A primeira-ministra, Élisabeth Borne, classificou a aparição de Schiappa na revista erótica “totalmente inadequada”, diante do atual contexto de conflito na França. Schiappa, 40 anos, também é autora de livros eróticos. Para a editora da Playboy, Schiappa é a personalidade política “mais compatível” com a revista, porque está engajada quanto aos direitos das mulheres e pode ser um instrumento da causa feminista. “Defender o direito da mulher de dispor de seu próprio corpo é feito sempre e em qualquer lugar. Na França, a mulher é livre”, postou a ministra em suas redes sociais neste final de semana.
Datena sugere que Boulos peite Lula e forme chapa para Prefeitura
Vazou nas redes sociais um vídeo em que o deputado Federal Guilherme Boulos (PSOL), candidato do PSOL para a Prefeitura de São Paulo em 2024, recebeu o apresentador José Luiz Datena em sua casa, na Zona Sul de São Paulo, no último sábado (1) e ouviu a sugestão de tê-lo como vice em sua chapa na eleição do próximo ano. “Se você falar para o Lula. ‘Lula, eu quero o Datena como vice e sinto muito’. Nós podemos sair porque nosso acordo… Política é como nuvem, cada hora está num lugar. A política mudou. ‘Se você quer ser meu aliado, pô, eu amo você, o Datena ama você, mas nós achamos que a gente pode se eleger em São Paulo’”, diz o apresentador. O apresentador disse ainda a Boulos que a política econômica adotada pelo governo de Lula (PT) pode afetar suas possibilidades na eleição municipal e o deputado não respondeu Datena sobre as falas que o apresentador chegou a dizer não saber “se o Lula aguenta o mandato” e que “o PT é um partido corrupto”. Boulos usou as redes sociais para lamentar o vazamento do vídeo. Ele explicou que, além de Datena, o apresentador José Ferreira Neto, o craque Neto, estava entre os torcedores do Corinthians convidados para o encontro. Neste sábado, Datena, o craque Neto e eu nos encontramos com outros amigos corintianos, a meu convite, para um jantar no Campo Limpo. Uma conversa informal sobre futebol e política. Lamento profundamente que alguém tenha vazado uma conversa privada na tentativa de criar polêmica. — Guilherme Boulos (@GuilhermeBoulos) April 3, 2023
MST espera aval de Lula para intensificar invasões de terra
O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra espera anúncios do governo Lula (PT) nesta semana para definir a intensidade do Abril Vermelho, mês em que o MST costuma invadir propriedades para pressionar por reforma agrária. Em todo o governo de Jair Bolsonaro, de acordo com o Incra, foram 24 invasões em propriedades rurais, já nos dois governos de Lula, mais de 2 mil. Só neste ano foram 16 invasões de terra no país, sendo 10 na Bahia, no entanto, como a comunicação não é obrigatória, o número pode ser maior. A base do movimento pressiona por invasões de latifúndios improdutivos em 17 de abril, além de manifestações, marchas e outras atividades. O Ministério do Desenvolvimento Agrário do governo federal ainda estuda o que conseguirá entregar até o dia 10. Em fevereiro, a Suzano, multinacional de celulose, teve três áreas invadidas na Bahia. O governo Lula não condenou as invasões.
Zelensky prega que a Crimeia será novamente livre e segura
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, garantiu neste domingo (2) que as regiões de Donetsk, Lugansk e Kharkiv serão libertadas da ocupação russa, assim como a Crimeia “será novamente livre e segura”. Em discurso ao país, o presidente condenou neste domingo os ataques russos em Donetsk, no leste da Ucrânia, e afirmou que todas as regiões ocupadas pelas forças de Vladimir Putin serão libertadas. “Estes são apenas alguns exemplos de dezenas de ataques por dia. Só há uma forma de deter o terror russo, de restaurar a segurança em todas as nossas cidades e comunidades – da região de Sumy a Donbass, da região de Kharkiv a Kherson, da região de Kiev a Yalta. E esta é a vitória militar da Ucrânia. Não há outra forma e não haverá outra forma”, afirmou. Na oportunidade, Zelensky lamentou as mortes de seis pessoas numa zona residencial de Kostiantynivka.
TCU diz que cortes estaduais e municipais devem fiscalizar emendas Pix
O TCU (Tribunal de Contas da União) definiu que o controle da aplicação das transferências especiais para prefeituras, chamadas de “emendas Pix”, cabe às cortes de contas estaduais e municipais. Desta forma, o TCU vai examinar somente se as condicionantes para o repasse foram observadas. Os Tribunais de Contas brasileiros têm a função de aprovar ou rejeitar as contas dos chefes dos Executivos, o que pode tornar qualquer político inelegível. Já as emendas Pix permitem acelerar o repasse de verbas para estados e municípios, sem vínculo com projetos específicos, o que dificulta a fiscalização pelos órgãos de controle. De acordo com levantamento feito pelo jornal O Globo, mais de 30% dos atuais 232 conselheiros dos Tribunais de Contas brasileiros são parentes de políticos. O conselheiro tem estabilidade até a aposentadoria compulsória, aos 75 anos, com salário de pouco mais de R$ 40 mil e foro privilegiado. No governo Lula, a indicação de parentes já se tornou comum. Com apenas três meses no comando, o petista conta com três mulheres de ministros como conselheiras nos Tribunais de Contas dos Estados. É o caso de Rejane Dias (Piauí), mulher de Wellington Dias (Desenvolvimento Social); Renata Calheiros (Alagoas), mulher de Renan Filho (Transportes); e Marília Góes (Amapá), mulher de Waldez Goés (Desenvolvimento Regional). No Maranhão não é diferente. O sobrinho do mandatário do Estado, Daniel Itapary Brandão, foi eleito neste ano para o cargo vitalício de conselheiro no TCE (Tribunal de Contas do Estado) do Maranhão. O nepotismo é proibido no serviço público, mas as nomeações seguem mantidas nas funções, mesmo quando os indicados são alvos de investigação ou tenho envolvimento em crimes como improbidade administrativa, peculato e corrupção, segundo levantamento do Globo. No posto de conselheiro, o sobrinho de Carlos Brandão terá como função integrar o colegiado que vai fiscalizar e julgar as contas prestadas anualmente pelo governo do tio, além das relacionadas ao período em que Carlos Brandão era vice-governador, ainda não julgadas pela corte.
Exportadores de petróleo cortam distribuição para aumentar preço
A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep+) anunciou neste domingo (02) que irá diminuir a produção de petróleo. O anúncio pegou o setor petroleiro de surpresa, pois foi realizado sem uma reunião formal do grupo de maiores produtores do mundo. O objetivo é aumentar o preço do produto com a queda da demanda, após crise bancária se instalar na Europa e nos Estados Unidos, o que levou à diminuição da demanda por petróleo. O setor já tem enfrentado disputas pelo petróleo devido aos baixos estoques, e a decisão pode causar conflitos com países ocidentais, em especial os Estados Unidos. Líder do grupo, a Arábia Saudita irá reduzir sua produção em 5%, o equivalente a 500 mil barris diários. Já a Rússia afirmou que manterá a produção em 500 mil barris diários até o fim de 2023.
Justiça manda prender vereador do MA por tentativa de feminicídio
O juiz Felipe Soares Damous, da 1º Vara da Comarca de Buriticupu, decretou a prisão preventiva contra o vereador Edinilton Silva Rodrigues (PDT), do município de Arame, no Maranhão, acusado de agredir a ex-companheira durante uma discussão em sua residência. Assim que preso, Edinilton Silva Rodrigues, conhecido como “Bodó”, deverá responder pelos crimes de tentativa de homicídio qualificado por razões da condição de gênero feminino, isto é, feminicídio, com uso de asfixia, um meio cruel que aumenta a pena. Isso porque, de acordo com o depoimento da vítima, o parlamentar teria insistido em reatar o relacionamento, mesmo após a separação do casal. No dia do crime, a vítima teria sido chamada pelo vereador para pegar seus pertences pessoais na local onde moravam juntos. Uma discussão teria iniciado na residência e terminado em agressões. A vítima disse que foi derrubada no chão e teve sua cabeça batida diversas vezes contra o piso da sala. A agressão teria causado um corte profundo na vítima. A vítima ressaltou ainda que essa não foi a primeira vez que o vereador a teria agredido. No entanto, por medo, ela havia decidido não denunciar as outras agressões.
Pedido para banir Bíblia nas escolas será analisado
Um pai do Estado norte-americano de Utah solicitou banir a Bíblia das escolas ao conselho que avalia as obras proibidas. Ele afirmou ser “um dos livros mais cheios de sexo que existem”. A análise será feita pelo condado de Davis, de acordo com reportagem do The Salt Lake Tribune, jornal de Utah. “Incesto, onanismo, bestialidade, prostituição, mutilação genital, felação, estupro e até infanticídio […] Você, sem dúvida, descobrirá que a Bíblia, sob o código de Utah, não tem ‘valores sérios para menores’ porque é pornográfica pela nossa nova definição.”, escreveu o pai em sua solicitação, no qual anexou oito páginas da Bíblia, com trechos que ele considera inadequados. Ao Tribune, o porta-voz do distrito escolar afirmou que o pedido do pai será analisado.