Mariana Carvalho se consolida como liderança de direita no Maranhão
Com a presença do pré-candidato Lahesio Bonfim (PSC), do senador Roberto Rocha (PTB) e do deputado federal e presidente estadual do PSC, o auditório do Palácio da Indústria e Comércio de Imperatriz recebeu o lançamento da pré-campanha de Mariana Carvalho ao cargo de deputada federal. O evento mostrou a força política da jovem empresária e a consolidou como uma das lideranças que mais crescem na região. “Mariana comandou uma equipe de técnicos no ministério e saiu de lá deixando um legado de trabalho, eficiência e dinamismo. O ministro da cidadania, João Roma, me confidenciou que Mariana faria muita falta. Segundo ele, ela foi muito além das expectativas de resolutividade à frente da coordenação nacional do programa Alimenta Brasil”, disse Aluísio. O presidente estadual do PSC prosseguiu: “Baseado nesse sucesso é que hoje nós estamos apresentando você como pré-candidata a deputada a federal”. O senador Roberto Rocha também enalteceu a capacidade de gestão de Mariana Carvalho. “A questão não é apenas de gênero, Mariana desenvolveu um papel importante e mostrou sua competência. Em um momento tão difícil, no momento daquela terrível pandemia, Mariana soube levar um alento a tantas famílias. Fez um brilhante trabalho e deixou os maranhenses orgulhosos por tanto empenho e competência”, disse. Já o ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahésio Bonfim, enalteceu a força da pré-candidata. “Estamos em uma crescente e ninguém pode contra a vontade de Deus. Mariana é um exemplo disso. Estou certo de que me tornarei governador do estado e Mariana se tornará deputada federal de todos os maranhenses”, disse. Mariana finalizou agradecendo a todos e disse; “Se você não lutar agora por sua família, por sua casa, por seus ideais e princípios, então os que estão aí continuarão ditando as ordens sobre você e sua família. Precisamos nos levantar e lutar. Conto com cada um de vocês, juntos poderemos mudar pra melhor o destino desse estado e do nosso país. Sou Bolsonaro, Lahesio Bonfim e Roberto Rocha, por Brasil mais justo para todos”.
Caio Paes de Andrade é eleito presidente da Petrobras
O indicado do Governo Federal, Caio Paes de Andrade, para presidir a Petrobras recebeu sete votos a favor e três contrários e foi eleito presidente da companhia. A reunião do Conselho de Administração da petroleira ocorreu na manhã de hoje (27/06), após Andrade receber aval do Comitê de Elegebilidade da estatal. Ele foi escolhido na semana passada pelo governo Jair Bolsonaro para substituir José Mauro Ferreira Coelho, que deixou a direção da empresa na última segunda (20). A mudança no comando da Petrobras acontece em meio aos sucessivos aumentos nos preços dos combustíveis e constantes críticas do presidente da República à política de preços da empresa. A expectativa é que o indicado do governo adote ações alinhadas ao Palácio do Planalto e a parlamentares do Centrão. Inclusive, na última semana, mesmo sem ter sido confirmado como CEO da Petrobras, Caio Paes de Andrade se reuniu na semana passada com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para discutir a política de preços da companhia. A tendência é que o novo executivo também faça alterações nos principais cargos da estatal.
Ministro da Justiça recebe Título de Cidadão Maranhense
A Assembleia Legislativa do Maranhão realizou, na manhã desta segunda (27/06), sessão solene para a entrega do Título de Cidadão Maranhense ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Gustavo Torres. A honraria foi proposta pelo deputado Glaubert Cutrim (PDT), 1º vice-presidente da Alema. A cerimônia, conduzida pelo presidente da Casa, deputado Othelino Neto (PCdoB), aconteceu no Plenário Nagib Haickel. A solenidade contou, ainda, com a presença do governador em exercício, desembargador Paulo Velten; do senador Weverton Rocha (PDT), além de representantes do Poder Judiciário, do Ministério Público, do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e de dirigentes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MA). O deputado Glaubert Cutrim (PDT) fez a saudação ao homenageado, destacando que o ministro Anderson Torres, natural de Brasília/DF, é delegado de carreira da Polícia Federal, ocupando, atualmente, o cargo de ministro da Justiça e Segurança Pública. O parlamentar frisou, ainda, que Anderson Torres tem sido muito atuante na área da justiça e cidadania, sendo um dos responsáveis pelas principais investigações voltadas ao combate ao crime organizado, no âmbito da Polícia Federal. “É digno de louvor o trabalho que vem sendo realizado pelo ministro Anderson Torres em todas as regiões do país, com atuação destacada também em nosso Estado. Por essa razão, a proposição da homenagem, concedendo-lhe o Título de Cidadão Maranhense, foi aprovada por unanimidade pelo Plenário desta Casa”, ressaltou Glaubert Cutrim. Após receber a condecoração, o ministro Anderson Torres agradeceu à Assembleia Legislativa e, especialmente, ao deputado Glaubert Cutrim pela homenagem que lhe foi prestada “Fico muito feliz, orgulhoso e bastante lisonjeado com esta honraria. Aproveito para reafirmar nosso compromisso com este Estado, dizendo que as parcerias que temos mantido com o Maranhão vão continuar pelo bem do interesse público, que está sempre em primeiro lugar. Mais Brasil e menos Brasília e prioridade absoluta às demandas indispensáveis da nossa população”, afirmou o ministro.
São Paulo dá exemplo ao Maranhão e reduz ICMS da gasolina
Seguindo a determinação da lei sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) na semana passada sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), o governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), anunciou nesta segunda (27/06) que o ICMS da gasolina irá cair de 25% para 18%. O ICMS é um imposto estadual que compõe o preço da maioria dos produtos vendidos no país, sendo responsável pela maior parte dos tributos arrecadados pelos estados. Mesmo o secretário da Fazenda, Felipe Salto, estimando uma perda de R$ 4,4 bilhões ao ano em receita, São Paulo se tornou o primeiro estado do país a se enquadrar na nova lei. Leia mais em: Bolsonaro sanciona lei que limita ICMS sobre combustível e energia A partir disso, portanto, fica a expectativa dos demais estados seguirem o exemplo de São Paulo, com exeção do Maranhão e mais 10, haja vista que os governadores de Pernambuco, da Paraíba, do Piauí, da Bahia, de Mato Grosso do Sul, de Sergipe, do Rio Grande do Norte, de Alagoas, do Ceará, Rio Grande do Sul e do Maranhão acionaram o Supremo Tribunal Federal na última semana para pedir a declaração de inconstitucionalidade de regras da Lei Complementar federal 192/2022 que determinaram a uniformidade, em todo território nacional, das alíquotas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) incidente sobre combustíveis. Veja em Maranhão e outros estados tentam derrubar alíquota única do ICMS A alegação na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7191, que tem pedido de liminar, é de que essa inovação legal impõe ônus excessivo e desproporcional aos estados e ao Distrito Federal, comprometendo continuidade dos serviços essenciais prestados à população.
Russia lança míssil em shopping lotado na Ucrânia deixando mortos e feridos
Zelensky diz que havia mais de mil pessoas no local quando ocorreu o bombardeio.
Segunda vistoria proíbe operação de ferryboat trazido do Pará
ferry ‘José Humberto’ pertence à empresa Nacon, do Pará, que, segundo as investigações do Ministério Público Estadual, acompanhadas pelo MPF, trabalha com balsas fluviais e não com ferrys para regiões de mar, com o é o caso de São Luís
Atuação de Simplicio foi determinante para fortalecimento do turismo em Barreirinhas
Fruto da articulação de Simplício, os voos regionais para Barreirinhas, irão potencializar o turismo, a economia e proporcionar serviço aéreo para todo o povo do Maranhão que merece esse voo conectando os itinerários da rota das emoções.
Quase 50% dos brasileiros avaliam STF negativamente
Desempenho da Corte é considerado “bom” ou “ótimo” por 24% dos brasileiros, variação de 4 p.p. para cima desde março