Brasília, 23 de maio de 2023 – O presidente da Câmara Federal, Arthur Lira (PP-AL), afirmou hoje (24) que o resultado da votação do novo marco fiscal não reflete a totalidade da base de apoio ao governo na Casa, mas representa um avanço na consolidação do suporte político ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Congresso.
De acordo com o presidente da Câmara dos Deputados, o texto, aprovado com 372 votos favoráveis e 108 contrários, foi amplamente discutido e teve a participação de todas as bancadas por meio das conversas conduzidas pelo relator, deputado Cláudio Cajado (PP-BA), que é do mesmo partido e aliado de Lira.
“Penso que não dá para medir a base do governo, mas é uma evolução. Estamos trabalhando para que isso se concretize. Eu sempre disse a todos que seremos facilitadores do que é bom para o país […] A demonstração do painel, tanto na urgência quanto no mérito, mostra que o texto teve discussão e maturidade. É um texto equilibrado. Posições mais à esquerda e mais à direita convergiram na votação de determinadas matérias”, declarou em entrevista.
O presidente da Câmara desempenhou um papel direto na articulação do texto, e a aprovação da proposta demonstra sua força e influência política. Isso traz alívio ao Ministério da Fazenda e à gestão do partido, proporcionando mais liberdade para determinados gastos. Na oportunidade, Lira também mencionou que a votação da reforma tributária será pautada ainda no primeiro semestre. Ele destacou a necessidade de fazer ajustes para corrigir algumas anomalias tributárias e enfatizou a compreensão de que a mudança do sistema tributário é necessária.
“Apenas precisamos fazer algumas adaptações e entender que, na reforma tributária, o pragmatismo terá que funcionar ainda mais […] Vamos trabalhar com uma reforma tributária mais branda, se necessário ou possível, com uma transição mais curta; ou uma reforma tributária mais abrangente com uma transição mais longa. A conclusão das discussões, tanto no âmbito federativo quanto com o setor privado, é que determinará o caminho a seguir.”