
SÃO BERNARDO DO CAMPO, 03 de junho de 2023 – A Volkswagen anunciou oficialmente nesta segunda (3) a chegada da Kombi elétrica ao mercado brasileiro. As vendas serão iniciadas em breve, com um primeiro lote de 70 unidades, todas com capacidade para cinco passageiros.
Batizada de ID. Buzz, a minivan de estilo retrô, inspirada nas duas primeiras gerações do modelo original, contará com bancos com ajustes elétricos, aquecimento e massagem, ar-condicionado digital e painéis de instrumentos totalmente digitais.
A quantidade de unidades disponibilizadas é uma referência aos 70 anos da montadora no Brasil, que está comemorando essa marca com o lançamento de carros totalmente elétricos. Além da Kombi futurista, a Volkswagen lançará o SUV ID.4. A marca também planeja a produção de veículos híbridos no Brasil, que combinarão eletricidade, etanol e gasolina.
“Cobraram muito de nós, então vamos entrar no segmento de veículos elétricos pela porta da frente, com dois modelos […] A Kombi tem uma história muito forte no país, com mais de 4 milhões de unidades produzidas”, disse Ciro Possobom, presidente da Volkswagen do Brasil.
A chegada do ID. Buzz ocorre 10 anos após o encerramento da produção da van original no Brasil. As últimas unidades saíram da linha de montagem em São Bernardo do Campo (ABC) no final de 2013. A nova Kombi 100% elétrica mantém o formato característico do modelo anterior, o que certamente atrairá os saudosistas com alto poder aquisitivo. Os preços devem ultrapassar a faixa de R$ 300 mil.
O modelo é fabricado em Hannover, Alemanha, na mesma fábrica que produziu diferentes gerações anteriores. A demanda mundial pelo modelo pode chegar a uma espera de até 18 meses, o que dificulta a disponibilidade em maior volume para o mercado brasileiro.