APROPRIAÇÃO INDÉBITA

Vereador Paulo Victor é denunciado por desvio previdenciário

Compartilhe
Paulo Denúncia
Ministério Público do Maranhão acusa vereador Paulo Victor Melo de não repassar contribuições previdenciárias de servidores da Câmara Municipal.

SÃO LUÍS, 7 de março de 2025 – O Ministério Público do Maranhão (MPMA) denunciou o vereador Paulo Victor, presidente da Câmara Municipal de São Luís, por suposta prática do crime de apropriação indébita previdenciária.

A denúncia, oferecida pela 34ª Promotoria de Justiça Especializada, alega que Duarte deixou de repassar contribuições previdenciárias de servidores ao Instituto de Previdência e Assistência do Município de São Luís (IPAM), descumprindo um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado em 2018.

O TAC estabelecia que a Câmara Municipal deveria repassar ao IPAM as contribuições previdenciárias dos servidores, tanto as patronais quanto as retidas dos funcionários. No entanto, segundo o MPMA, o parlamentar não cumpriu as obrigações, o que levou o IPAM a notificar o Ministério Público sobre a inadimplência.

Conforme a denúncia, “o denunciado, na qualidade de Presidente da Câmara de Vereadores de São Luís, passou a não cumprir as suas obrigações legais e nem as pactuadas no aludido TAC”.

O valor das contribuições não repassadas é estimado em R$ 7,9 milhões, referentes ao período de dezembro de 2020 a janeiro de 2025. O MPMA destacou ainda que “a Câmara Municipal não forneceu as informações detalhadas sobre a folha de pagamento dos servidores desde abril de 2024, dificultando a aferição precisa dos valores devidos”.

A denúncia foi registrada no Sistema Integrado do Ministério Público (SIMP) sob o número 007707-500/2025 e no Processo Judicial Eletrônico (PJE) sob o número 0817123-48.2025.8.10.0001. O crime de apropriação indébita previdenciária está previsto no artigo 168-A do Código Penal, com pena de dois a cinco anos de reclusão e multa.

O MPMA pede que Paulo Victor seja notificado para responder à denúncia no prazo de 15 dias e que o caso seja levado a julgamento.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x