CHUMBO TROCADO

Veja lista de vetos do governo revogados pelo Congresso

Compartilhe
Congresso vetos
Congresso rejeitou medidas de ambos os governos em sessão que analisou dispositivos sobre reforma tributária, energia, previdência e benefícios sociais.

BRASÍLIA, 18 de junho de 2025 –  O Congresso Nacional rejeitou, nesta terça (17), uma série de vetos presidenciais dos governos Lula e Bolsonaro. A sessão conjunta, realizada em Brasília, incluiu decisões sobre temas como tributação, energia, previdência e agronegócio.

Entre os vetos derrubados, estão itens da regulamentação da reforma tributária, do Marco Regulatório da Energia Offshore e da flexibilização do registro de agrotóxicos. Também foi restabelecida a indenização e pensão vitalícia para vítimas do zika vírus, rejeitada anteriormente por Lula.

Além disso, os parlamentares revogaram vetos que tratavam de aposentadoria por incapacidade permanente, incentivo ao setor agropecuário e medidas ligadas à mobilidade verde. No total, mais de 270 itens foram analisados, resultando em diversas revogações de dispositivos.

VETOS DERRUBADOS ENVOLVEM TEMAS SOCIAIS E ECONÔMICOS

A maioria das rejeições recaiu sobre projetos do atual governo. Entre os itens revogados, destacam-se o VET 7/2025, com 46 trechos da regulamentação da reforma tributária, e o VET 47/2024, que retirava 164 dispositivos da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2025.

Também foram derrubados vetos a projetos de pesquisa com seres humanos, ao uso de títulos de capitalização como garantia em obras, e ao Programa de Mobilidade Verde e Inovação. No caso do governo anterior, o VET 65/2022, que restringia o autocontrole agropecuário, foi rejeitado.

Já o veto 38/2024, que impedia a dispensa da reavaliação periódica de aposentados por incapacidade, também foi anulado, permitindo a manutenção dos benefícios sem novas perícias.

CONGRESSO ADIA DECISÃO SOBRE OUTROS 26 VETOS

Por outro lado, os parlamentares optaram por manter a análise de outros 26 vetos para uma nova rodada de negociações. O prazo para deliberação termina em 17 de julho. Entre os vetos ainda pendentes, estão dispositivos sobre o Minha Casa, Minha Vida, Novo Ensino Médio e incentivos à indústria de semicondutores.

Também seguem em discussão o veto ao despacho gratuito de bagagens, mudanças na Lei Pelé, incentivo a jogos eletrônicos nacionais e a classificação do diabetes tipo 1 como deficiência.

As decisões devem ser tomadas em nova sessão do Congresso nas próximas semanas.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest


0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.