IMPOSTO

Aprovada urgência para votar queda do IOF; veja votos do MA

Compartilhe
Imposto IOF
A Câmara dos Deputados aprovou, por 346 votos a 97, a urgência para votação do projeto que visa anular o decreto do Governo Lula sobre o aumento do IOF.

BRASÍLIA, 17 de junho de 2025 –  A Câmara Federal aprovou, nesta semana, o regime de urgência para o projeto que propõe a anulação do decreto do Governo Lula que eleva o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). A votação ocorreu no plenário da Casa e teve 346 votos a favor, 97 contrários e foi marcada por intensos debates.

A medida permite que o texto seja votado diretamente no plenário, sem necessidade de análise prévia nas comissões técnicas. A iniciativa surge em meio ao agravamento da crise política entre o Congresso Nacional e o Governo Federal, ampliando o distanciamento entre Executivo e Legislativo.

PP, PL, União Brasil, PSD, MDB, Republicanos e PDT orientaram suas bancadas a votar pela urgência do projeto. Por outro lado, PSB, PSOL, e as federações PT-PCdoB-PV e PSOL-Rede se posicionaram contra a tramitação acelerada da proposta.

Entre os parlamentares maranhenses, a maioria apoiou a aprovação da urgência. Dez deputados federais do Maranhão votaram a favor da medida, enquanto três votaram contra e outros cinco não registraram voto na sessão.

Votaram favoravelmente à urgência os deputados Detinha, Josimar de Maranhãozinho, Aluísio Mendes, Pedro Lucas, Duarte Júnior, Júnior Lourenço, Allan Garcês, Juscelino Filho, Marreca Filho e Josivaldo JP.

Por outro lado, Márcio Jerry, Rubens Júnior e Hildo Rocha votaram contra a urgência. Já Cléber Verde, Márcio Honaiser, Amanda Gentil, Fábio Macêdo e Pastor Gil não participaram da votação.

Com a urgência aprovada, o projeto do IOF pode agora ser incluído diretamente na pauta do plenário para votação do mérito. Essa tramitação dispensa o parecer das comissões, acelerando o processo legislativo.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x