EDUCANDO COM O C***

UFMA move ação contra travesti por performance em evento

Compartilhe
travesti UFMA
Travesti realizou apresentação polêmica em seminário acadêmico; UFMA afirma que o episódio causou danos à sua imagem e formalizou processo judicial.

MARANHÃO, 25 de julho de 2025 – A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) processou a historiadora travesti Tertuliana após a repercussão de uma apresentação durante o seminário “Dissidências de Gênero e Sexualidades”, ocorrido em outubro de 2024 no campus da instituição.

Na ocasião, Tertuliana participou de uma mesa promovida pelo Grupo de Pesquisa Epistemologia da Antropologia, Etnologia e Política (Gaep). Durante sua intervenção, interpretou a música autoral “Educando com o C*” e mostrou os glúteos ao público.

O vídeo da performance foi publicado pela própria artista em suas redes sociais. A publicação viralizou e gerou diversas reações, o que contribuiu para o início da ação movida pela universidade.

Embora, inicialmente, a UFMA tenha classificado o episódio como um “ato isolado”, a instituição agora alega que a performance causou danos à sua imagem pública. Com base nessa justificativa, ingressou com ação judicial contra a historiadora.

Em resposta, Tertuliana criticou a atitude da universidade por meio de postagens nas redes sociais. Ela afirmou ser vítima de perseguição institucional e criticou o que chamou de punitivismo acadêmico.

“Uma universidade querer dinheiro de uma travesti que vive na incerteza do dia de amanhã… só reforça a ideia de educação como punitivismo e controle das mentes”, declarou.

Tertuliana também reiterou o orgulho por sua trajetória e identidade. “Tenho orgulho de ser travesti, intelectual, trabalhadora sexual e cantora de funk e pagodão. Não vão nos matar, jamais!”, publicou.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x