
AMÉRICA, 05 de janeiro de 2026 – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que uma operação militar contra a Colômbia “soa bem”. A declaração foi feita a jornalistas a bordo do Air Force One na noite de domingo (4).
Ele justificou a possível ação ao dizer que o país vizinho estaria “muito doente” e governado por um “homem doente”, em referência ao presidente Gustavo Petro.
Trump acusou o líder colombiano de gostar de “fazer cocaína e vendê-la aos EUA”, acrescentando que essa situação não duraria muito tempo. A declaração ocorre um dia após uma operação militar norte-americana capturar o ditador venezuelano Nicolás Maduro. O venezuelano foi enviado para Nova York para responder por tráfico de drogas.
As tensões entre os dois países se arrastam há meses. O presidente Gustavo Petro classificou a captura de Maduro como um “ataque à soberania” latino-americana. Além disso, ele criticou publicamente a política externa dos EUA, o que, de acordo com veículos de imprensa, irritou Trump.
O governo colombiano já havia convidado Trump para uma visita no mês anterior.







