BRASÍLIA, 12 de agosto de 2024 – As empresas de serviços funerários estão se movimentando nos bastidores para tentar reverter a alta de impostos prevista na regulamentação da Reforma Tributária.
A preocupação é que, se o Senado não alterar o enquadramento atual, os serviços funerários, que atualmente são tributados em 8,65%, passem a ser taxados na alíquota cheia de 26,5%, representando um aumento significativo de 206%.
Com a possível alta, internautas rapidamente recorreram às redes sociais para relembrar e ressuscitar memes direcionados ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
Nas últimas semanas, Haddad foi alvo de críticas e até de um boicote, sendo apelidado de “Zé do Taxão0”. Uma fotomontagem dele chegou a ser exibida nos telões da Times Square, nos Estados Unidos. Agora, com a iminência do aumento tributário no setor funerário, a piada voltou a viralizar.
O perfil humorístico Joaquin Teixeira, em tom irônico, comentou que essa é uma das razões pelas quais há uma defesa tão intensa pela regulamentação das redes sociais: os memes, que muitas vezes expõem verdades de forma didática e acessível, são capazes de incomodar as autoridades.
“Taxadd taxando até os presuntos. Por isso eles querem tanto censurar os memes… a verdade machuca”, escreveu o perfil, em referência à crítica popular à medida.