GUERRA JUDICIAL

TJMA suspende exoneração da procuradora-geral de Timon

Compartilhe
TJMA Decisão
Suspensa exoneração da procuradora-geral de Timon. Decisão do presidente do TJMA reverte ordem judicial que determinava o afastamento de Amanda Waquim do cargo.

MARANHÃO, 01 de setembro de 2025 – O presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador José de Ribamar Froz Sobrinho, suspendeu nesta segunda (1º) a decisão que ordenava a exoneração da procuradora-geral do município de Timon, Amanda Waquim.

A medida cautelar foi concedida a pedido do Município de Timon, revertendo uma liminar da Vara da Fazenda Pública local que obrigava o prefeito Rafael de Brito Sousa a afastar a procuradora em 48 horas.

A defesa do município argumentou que a exoneração causaria grave lesão à ordem pública e administrativa, interferindo indevidamente na autonomia do chefe do Executivo para nomear seus auxiliares diretos.

As advogadas Anna Graziella Santana Neiva Costa e Luciana Sarney Alves de Araújo Costa sustentaram que não existe vínculo de parentesco entre a procuradora e o prefeito, classificando a acusação de nepotismo indireto como uma “construção subjetiva” do Ministério Público Estadual.

Ao analisar o caso, o desembargador do TJMA entendeu que a decisão de primeiro grau interferia na autonomia administrativa do município. Ele destacou que cargos de natureza política, como o de procurador-geral, exigem vínculo de confiança com o prefeito.

Além disso, o magistrado ressaltou que o Supremo Tribunal Federal (STF) ainda discute a possibilidade de nomeação de parentes para tais cargos, sem uma decisão definitiva sobre o tema. Por isso, considerou a ordem de exoneração desproporcional.

Por fim, os efeitos da decisão de primeiro grau ficam suspensos até o trânsito em julgado da ação civil pública movida pelo Ministério Público Estadual.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x