opções

ESCLARECIMENTOS

TCU questiona contrato que beneficia empresa dos irmãos Batista

Compartilhe
TCU esclarecimentos
Tribunal de Contas da União (TCU) solicitou esclarecimentos ao Ministério de Minas e Energia, Aneel e Advocacia-Geral da União.

BRASÍLIA, 16 de julho de 2024 – O Tribunal de Contas da União (TCU) solicitou nesta segunda (15) informações sobre um contrato que beneficia a Âmbar, empresa dos irmãos Batista. A informação foi divulgada pelo jornal Folha de S.Paulo.

Em despacho, o ministro Benjamin Zymler exigiu esclarecimentos sobre o novo contrato que permite a operação da Âmbar no Procedimento Competitivo Simplificado (PCS), um leilão emergencial de 2021 destinado à expansão do parque térmico durante o período de seca.

O subprocurador-geral do Ministério Público no TCU, Lucas Furtado, pediu uma medida cautelar para suspender o acordo, argumentando que ele não traz benefícios à administração pública.

A Âmbar, controlada pelo grupo J&F, não cumpriu os prazos do PCS e, desde 2022, tenta validar um contrato em um processo polêmico.

A empresa tentou recorrer na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e buscou acordo na secretaria dedicada a consensos no TCU, mas não conseguiu aval diante de discordância da área técnica. O acordo acabou sendo firmado pelo Ministério de Minas e Energia e validado pela agência.

O ministro Zymler deu três dias ao MME, à Aneel, à Advocacia-Geral da União (AGU) e à Âmbar para detalharem pontos do acordo.

O despacho de Zymler é visto como uma resposta à nova regra que inclui a AGU em tais negociações e como uma precaução adicional do TCU diante de novas decisões que envolvem a Âmbar e o MME, como a medida provisória que favoreceu a empresa na compra de ativos da Amazonas Energia.

Zymler solicitou esclarecimentos sobre cinco pontos principais: risco moral diante do inadimplemento da Âmbar, prognóstico sobre consequências judiciais, reciprocidade das condições do acordo, prazo de vigência do novo acordo e detalhes sobre abono de multas editalícias e contratuais.

Além disso, foi determinado que a AudElétrica (área de Auditoria Especializada em Energia Elétrica e Nuclear) apresente cálculos sobre as vantagens e desvantagens do acordo.

Compartilhe

Leia mais

Delegado tratamento

TRATAMENTO

Delegado preso estava afastado para tratamento psiquiátrico
Delegado tratamento

TRATAMENTO

Delegado preso estava afastado para tratamento psiquiátrico

Governo Sigilo

SIGILO

Governo mantém sigilo sobre novos ônibus entregues pela MOB
Governo Sigilo

SIGILO

Governo mantém sigilo sobre novos ônibus entregues pela MOB

STJ Julgamento

JULGAMENTO

STJ conclui oitivas da Operação 18 Minutos neste mês
STJ Julgamento

JULGAMENTO

STJ conclui oitivas da Operação 18 Minutos neste mês

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.