Como a desistência de Paulo Victor afeta as eleições de 2024?

UM CORPO QUE CAI O presidente da Câmara de Vereadores de São Luís, Paulo Victor (PSDB), desistiu da disputa para a Prefeitura de São Luís no próximo ano. Entre todos os pré-candidatos que já haviam manifestado interesse na disputa, ele é o primeiro a desistir. Com a saída de Paulo Victor, quem sairá beneficiado? Contando com o evidente desinteresse do prefeito Eduardo Braide em se aproximar dos vereadores, Paulo Victor tentou recriar a estratégia do respaldo público e conseguiu obter o apoio de 27 deles. Em 5 de maio deste ano, cinco meses atrás, os vereadores firmaram e entregaram uma carta manifestando apoio à sua pré-candidatura para prefeitura de São Luís em 2024. Paulo Victor ainda ocupou o cargo de Secretário de Cultura do Governo Estadual, em abril 2022, após eleger-se presidente da Câmara de São Luís. Como uma das táticas, Paulo Victor foi forçando o apoio público de outros vereadores. A tática esmagou o candidato de Eduardo Braide, Dr Gutemberg, antes mesmo da eleição e Victor disputou o pleito sozinho. Naquele ano, o vereador conseguiu unir sua imagem à do governador Carlos Brandão. A parceria deu certo e Brandão conseguiu ser o mais votado no primeiro, e único, turno em São Luís, com 45,57%. O que equivale a 256.029 votos. Com o apoio do governador, Paulo Victor chegou a deixar a presidência da Câmara em fevereiro deste ano. Até aquele mês, a aliança com Carlos Brandão era tida como absoluta. Contudo, em abril o secretário decidiu abandonar a pasta e voltar ao cargo de presidente. MESMO SE NADA DER CERTO Rumores de um possível rompimento entre ele e o governador foram comuns na época. Com o passar do tempo, a filiação no PSDB e uma nova onda de apoio público. Contando com o visível desinteresse do prefeito Eduardo Braide em aproximar-se dos vereadores, Paulo Victor tentou reeditar a estratégia do apoio público e chegou a contar com o apoio de 27 deles. Em 5 de maio deste ano, cinco meses atrás, os vereadores assinaram e apresentaram uma carta declarando apoio à sua pré-candidatura para prefeitura de São Luís em 2024. Nos últimos dias começaram a eclodir rumores de que alguns dos signatários da tal carta pretendiam anunciar a desistência e declarar apoio à reeleição de Eduardo Braide. Então, na manhã desta segunda (2), Paulo Victor anunciou oficialmente sua desistência. A desistência aconteceu pela percepção de que a disputa pela prefeitura iria resultar em derrota. Paulo Victor deixou a Secretaria de Cultura após entreveros com o governador Carlos Brandão. A relação entre os dois ficou desgastada e o principal trunfo nas eleições do ano que vem, incerto. Poucas semanas atrás, algumas exonerações de aliados deixados por Paulo Victor fortaleceram a percepção de que a corrida pela Prefeitura, antes uma possibilidade viável, transformou-se em uma aventura fadada ao fracasso. Deputados, vereadores e outros operadores da política elogiaram a decisão. “Não teve vaidade, foi racional e percebeu que a desistência era um caminho menos ruim que a ilusão”, disse um vereador. NO LIMITE DO AMANHÃ Ao desistir da candidatura, Paulo Victor deixa órfãos 27 vereadores que já haviam empenhado apoio a ele. Não há candidatura de vereador sem a de um candidato a prefeito para chamar de seu. Neste aspecto, a desistência de Paulo Victor abriu a temporada de caça a candidato a prefeito. Sobrou o prefeito Eduardo Braide, o deputado federal Duarte Jr, o ex-prefeito Edvaldo Holanda Jr e os deputados estaduais Neto Evangelista, Wellington do Curso e Yglésio Moyses. Apenas dois políticos hoje possuem relevo para tentar investidas mais eficazes em relação ao apoio dos vereadores: Carlos Brandão e Eduardo Braide. O FRANCO-ATIRADOR A precarização da relação com Paulo Victor já mostra que Brandão não deve ter na eleição de vereadores em 2024 uma de suas principais metas. O que significa que Neto Evangelista e Edivaldo Holanda, postulantes ao cargo de candidato do governador, também não devem ter amparo na busca por consolidação de apoio entre os vereadores. Wellington do Curso e Yglésio Moyses não possuem, e nem têm perspectivas de possuir, os meios para negociar apoio. Duarte Jr, apesar de bem colocado nas pesquisas, colhe os frutos do discurso desastroso após a derrota nas eleições de 2020. Descontrolado pela derrota, decidiu puxar a orelha dos vereadores que lhe apoiaram e do próprio Carlos Brandão. Na época, a vereadora Fátima Araújo chegou a abandonar a reunião em protesto contra a ingratidão de Duarte. Aliás, essa reunião foi uma das razões que fez Carlos Brandão aproximar-se de Paulo Victor após aquela eleição. LARANJA MECÂNICA O fato é que o principal beneficiado com a desistência de Paulo Victor é Eduardo Braide. Mesmo que não faça nada, o prefeito contará com menos um inimigo de peso pesado contra ele. Se tiver o mínimo de aptidão política, herda a maioria dos ex-aliados do presidente da Câmara. Se for arguto, adquiri o apoio de todos. A desistência de Paulo Victor beneficiou Braide. E a escala deste benefício vai ser definida pelo próprio Braide.

Yglésio cobra posicionamento de Flávio Dino e coerência do STF

Design sem nome

O deputado estadual Yglesio Moyses (PSB) se manifestou, por meio de suas redes sociais, sobre os atos do dia 08 de janeiro após repercussão dos vídeos que ocasionaram a demissão do então ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Gonçalves Dias. Imagens divulgadas nesta quarta (19) pela CNN apontam que o ministro do GSI, indicado por Lula, teria não apenas facilitado a entrada dos invasores no dia 8 de janeiro, como também os depredadores receberam orientações de Gonçalves Dias. Na oportunidade, o parlamentar questiona se além da demissão, o agora ex-ministro sofrerá alguma punição e disse aguardar o posicionamento do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, sobre o assunto, haja vista que o ex-governador vinha se manisfestando contra a CPMI por alegar que as autoridades já estavam investigando. “Esperando ansiosamente pela fala do Flávio Dino, que comenta até Big Brother na condição de Ministro da Justiça e CGN ( Comentador Geral da Nação)”, afirmou. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, também foi alvo das críticas de Yglésio, que coerência do magistrado ao entender, que da mesma forma que Alexandre de Moraes determinou a prisão do ex-secretário de Segurança Pública, Anderson Torres, por suposta omissão e contribuição para os atos do dia 08 de janeiro, precisa tomar alguma medida diante das cenas divulgadas com a presença de Gonçalves Dias. “Quero ver o que o ministro Alexandre de Moraes vai fazer agora. Um machão pra prender o secretário de Segurança e destituir o governador do DF. Será que vai ser machão ou um ratinho pra prender o general do Lula que serviu aguinha pros depredadores do 08 de janeiro provavelmente infiltrados do PT?”, questionou. Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Yglésio Moyses (@yglesio)

Yglésio protesta contra arbitragem e briga com Sérgio Frota

frota x sampaio

O deputado estadual e presidente do Moto Club, Yglésio Moyses (PSB), protestou contra a arbitragem do jogo da final do Campeonato Maranhense 2023 ocorrida no último domingo (26) entre o Papão do Norte e o Maranhão Atlético. A decisão teve como árbitro Maykon Matos Nunes, o Quarto Árbitro Mayron Frederico dos Reis Novais e os assistentes Elson Araujo da Silva e Raelson Almeida. A reclamação ocorre pelo fato do Moto ter feito 1 a 0 – até então o gol do título – através de cobrança de falta de Léo Silva já nos acréscimos, aos 51 minutos, uma vez que o árbitro Maykon Matos Nunes assinalou 4 minutos de acréscimo e a falta cometida pelo MAC que gerou o gol do rubro-negro ocorreu aos 48 minutos. E aos 54 minutos do segundo tempo o quadricolor empatou. Com o jogo empatado e decidido nos pênaltis, o qual o “Bode Gregório” sagrou-se campeão, os torcedores motenses passaram a viralizar a seguinte postagem: Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Moto Club de São Luís (@motocluboficial) Yglésio, então, apresentou imagens dos minutos finais do jogo nas quais, de acordo com o parlamentar, comprova que o árbitro Maykon Matos Nunes teria descumprido o regulamento ao não encerrar o jogo após a comemoração do gol do Moto Club. “O árbitro da partida é filho do presidente da Comissão de Arbitragem da Federação Maranhense (FMF), Marcelo Filho, e ambos são bolivianos. Os bolivianos não suportariam o Moto ser campeão no ano em que o Sampaio completa 100 anos e foi retirado da final pelo Moto. Essa é a verdade!”, afirmou o deputado. De acordo com a súmula da final, o ábitro registrou que “nove minutos (de acréscimo) foram necessários em virtude de substituições, atendimento de jogadores e comemorações de gols […] Após o termino das disputas de pênaltis o Presidente do Moto Club, Sr. Yglesio Luciano Moyses Silva de Souza, adentrou o campo de jogo se dirigindo ate a arbitragem e proferiu as seguintes palavras a este árbitro: ‘Ladrão, Safado, Tu não apita mais o jogo do Moto’. Acesse a súmula clicando aqui. O presidente, no entanto, alegou que não ofendeu o árbitro, que nos três jogos que Maykon apitou do Moto Club o time perdeu em todos e vai levar o caso à Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Sergio Frota Yglésio Moyses também se envolveu em polêmica contra o presidente do Sampaio Corrêa. Assim que o Maranhão sagrou-se campeão, o presidente do tricolor maranhense postou em suas redes sociais uma foto dele com Yglésio e alegou que o deputado estadual é um cara “fora de série”, em alusão ao fato do clube rubro negro não participar da 4ª Divisão do Campeonato Brasileiro 2023. Yglésio rebateu. Não vou dizer nada sobre o que eu acho dessas postagens do presidente do Moto Club, fica a critério de vocês. Dito isso: são afirmações muito sérias – por que há citações a mala branca, negociações com o presidente da comissão de arbitragem e com presidente de outro clube? pic.twitter.com/VOwPitNmtx — Futebol Maranhão (@FutMaranhao) March 27, 2023 O presidente do Moto disse nessa terça (28) que considerou as postagens feitas por Sergio Frota desrespeitosas para com o Moto e com a sua pessoa e disse que vai “tomar as medidas jurídicas cabíveis”. O presidente do Sampaio não deixou barato e, de acordo com a jornalista Giovana Kury, Frota protocolou uma queixa-crime contra Yglésio após ter sido acusado de corrupção. O presidente do Sampaio, Sérgio Frota, protocolou hoje uma queixa-crime contra o presidente do Moto, Yglésio Moyses, após ter sido acusado de corrupção. Frota diz ter sofrido calúnia e difamação. Exige retratação e julgamento de Yglésio, além de indenização por danos morais. — Giovana Kury (@giovanakury) March 28, 2023

Parlamentares se manifestam sobre caos no serviço de ferryboats

Copia de Imagem Principal BRANCA   T

Os deputados Wellington do Curso (PSC), Neto Evangelista (PDT), Yglésio Moysés (PSB) e Hélio Soares (PL) ocuparam a tribuna, na sessão plenária desta terça (17/05), para reivindicar medidas emergenciais que solucionem os graves problemas no sistema de ferryboat, utilizado para a travessia na Baía de São Marcos ao Porto do Cujupe. Leia mais em: Ferryboat entra em colapso após intervenção de Flávio Dino O deputado Wellington do Curso denunciou a situação “caótica” em que se encontra o transporte aquaviário. Segundo ele. “[…] somente três ferryboats estavam funcionando e, na última semana, mais um parou. Logo, apenas dois estão operando. Na manhã desta terça-feira, o caos se instalou […] Por causa desse caos, vou completar as assinaturas para a criação de uma CPI nesta Casa para apurar toda a situação”, frisou o parlamentar. Ao utilizar a tribuna, o deputado Neto Evangelista disse que havia acabado de apresentar requerimento à Mesa Diretora solicitando que, em caráter de urgência, seja realizada audiência na Assembleia Legislativa para tratar do assunto. “O que está acontecendo é um caos. Aquilo que nunca foi um sistema bom, agora está péssimo”, protestou Evangelista, defendendo a realização de uma audiência com a participação do presidente da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), do secretário de Infraestrutura, de representantes das cooperativas, do Ministério Público e dos proprietários das empresas que prestam esse serviço. Yglésio Moysés fez um relato das dificuldades que os usuários estão enfrentando no serviço de travessia da Baía de São Marcos e manifestou solidariedade. Já o deputado Helio Soares lamentou que a população esteja sendo penalizada. Intervenção Federal O senador Roberto Rocha (PTB) defendeu uma intervenção do governo federal no transporte via ferryboats. Para Rocha, o governo federal, a PGR e o Ministério Público Federal devem entrar no caso e pediu providências. “Quero reiterar a apelo ao Governo Federal, ao Ministério Público Federal, às autoridades que têm competência de fazer a fiscalização das leis. Nós temos uma Constituição Federal e é muito claro o que ela diz em relação ao direito do cidadão de ir e vir. E esse direito não está sendo respeitado no estado do Maranhão. Peço providências da PGR, do Ministério Público Federal e da Presidência da República.

Yglésio vê coerência em rompimento de Weverton e culpa Cappelli

Copia de Imagem Principal BRANCA

Mesmo integrando a base de governo de Carlos Brandão (PSB), o deputado estadual Yglésio Moyses (PSB) afirmou ter sido coerente a decisão do senador Weverton Rocha (PDT) de romper definitivamente com o grupo do ex-governador Flávio Dino (PSB). Na sexta (29), o pedetista anunciou que seu grupo não vai votar no ex-governador Flávio Dino (PSB) para senador nas eleições de outubro pela forma agressiva como ele e seu grupo estão sendo tratados. Por meio das redes sociais, Yglésio se posicionou e atribuiu a saída de Weverton aos constantes ataques que vinha sofrendo, a maioria disparada por um dos principais articuladores do PSB e secretário de Comunicação do Maranhão, Ricardo Cappelli. O @wevertonrocha saiu do grupo de apoio ao Flávio Dino. Foi coerente, pois estava apanhando todo dia do “Pitbull Albino das Laranjeiras”,que também já bateu no Josimar, que é potencial apoio importante pro Brandão.Tem algo estranho: queremos alianças, mas quem era pra comunicar — Yglésio Moyses (@yglesiomoyses) April 30, 2022 Melhor investimento hoje do governo Brandão seria colocar o “marcha soldado” num avião com passagem só de ida e uma sinecura tipo a que ele tinha em Brasília, na SRI. Como diz o bom maranhense: Vai-te embora, rapaz! Teu lugar não é aqui! — Yglésio Moyses (@yglesiomoyses) April 30, 2022 Ricardo Cappelli já foi secretário nacional de Esporte nos governos Lula e Dilma, ex-presidente da União Nacional dos Estudantes entre 1997 e 1999 e concorreu ao cargo de vereador no Rio de Janeiro em 2008.

Rogério Cafeteira rebate críticas de Yglésio sobre futebol do MA

Copia de Imagem Principal BRANCA

O ex-secretário de Estado do Esporte e Lazer (SEDEL) rebateu as críticas do presidente do Moto Club e deputado estadual Yglésio Moyses feitas na última semana sobre o repasse de verbas oriundas da Lei de Incetivo ao Esporte para os clubes de futebol do Maranhão. Em discurso na sessão plenária da Assembleia Legislativa na última quarta (20), Yglésio mencionou que o futebol cearense evoluiu devido ao apoio do Governo, reclamou das condições para fazer o espetáculo no estado e afirmou que o Campeonato Maranhense de Futebol já encerrou e as agremiações esportivas ainda não receberam nada. “Lamentavelmente, esses anos do Governo do estado, o futebol foi visto como um esporte marginal. O fato é, recurso não chega e precisa do investimento no futebol. Na hora, todo mundo utiliza do futebol do ponto de vista político quando quer fazer sua eleição. Aí na hora de fazer o investimento no futebol, não quer pagar o futebol. Como é que faz?”, declarou o deputado presidente do Moto Club na última semana. Na oportunidade, o ex-titular da SEDEL se pronunciou por meio de suas redes sociais, alegando que Durante a gestão do ex-governador Flávio Dino foram investidos mais de R$ 8,4 milhões em apoio direto ao campeonato maranhense, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte. Venho desmistificar a polêmica levantada, em relação ao campeonato Maranhense de Futebol, quando foi questionada uma suposta falta de investimento do Poder Público aos clubes de futebol do Maranhão. Vamos fatos: — Rogério Cafeteira (@depcafeteira) April 22, 2022 – À frente da Sedel, como secretário, pude intermediar diversos ações em apoio aos clubes. Inclusive ressalto a renúncia do @GovernoMA / SEDEL ao direito legal de percentual da bilheteria dos jogos que envolviam times maranhenses, independente da competição. — Rogério Cafeteira (@depcafeteira) April 22, 2022 Aproveito a oportunidade para, mais uma vez, agradecer ao governador @FlavioDino por ter tido a honra de participar de sua equipe de governo pelo período de 2019 a 2022. — Rogério Cafeteira (@depcafeteira) April 22, 2022

Yglesio cobra repasse do Governo do MA aos clubes de futebol

Copia de Imagem Principal BRANCA

O deputado estadual Yglésio Moyses (PROS) cobrou em plenário, durante a sessão desta quarta (20), o repasse de verbas oriundas da Lei de Incetivo ao Esporte para os clubes de futebol. Na oportunidade, o parlamentar mencionou que o futebol cearense evoluiu devido ao apoio do Governo, reclamou das condições para fazer o espetáculo no estado e afirmou que o Campeonato Maranhense de Futebol está no seu último dia e as agremiações esportivas ainda não receberam nada. “Lamentavelmente, esses anos do Governo do estado, o futebol foi visto como um esporte marginal. O fato é, recurso não chega e precisa do investimento no futebol. Na hora, todo mundo utiliza do futebol do ponto de vista político quando quer fazer sua eleição. Aí na hora de fazer o investimento no futebol, não quer pagar o futebol. Como é que faz?”, declarou o deputado presidente do Moto Club. Vale ressaltar que nessa terça (19) o presidente do Sampaio Corrêa, Sérgio Frota, teve uma audiência com o novo secretário da SEDEL, Naldir Lopes, e tratou sobre a ineficiência das catracas do Castelão, placar eletrônico do estádio, sala de imprensa e iluminação. Este último fator, aliás, tem sido motivo de críticas de vários usuários do futebol local. Muitos torcedores tem comentado que tem sido mais vantajoso assistir aos jogos do estadual pela transmissão da TV FMF, no YouTube, do que ir ao estádio Castelão devido aos problemas de iluminação.

Weverton refirma pré-candidatura e diz não ter medo dos “leões”

Minha Imag Princ BRANCA

O senador Weverton Rocha (PDT) reafirmou sua pré-candidatura em vídeo divulgado em suas redes sociais neste sábado. Demonstrando tranquilidade, o parlamentar garantiu que o PDT seguirá seu projeto de avançar nas causas populares no estado. Em relação à concorrência do Palácio dos Leões, na figura de Carlos Brandão (PSB), Weverton afirmou que seu partido nunca foi intimidado pelo poder estatal. “Se os Leões estão em outro projeto, que o povo tenha a tranquilidade de tomar a sua decisão e escolher quem está mais preparado”. A declaração de Weverton acontece após uma série de investidas do grupo do vice-governador Carlos Brandão contra sua candidatura. Além de assediar aliados, membros do grupo do vice-governador tentam forçar a retirada da pré-candidatura do PDT. Sobre isso, Weverton considerou como parte do “jogo da política” e que não deve reclamar ou fazer desagravo em relação às movimentações de Brandão. Veja o vídeo na íntegra: Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Weverton (@wevertonsenador)

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.