Formação de blocos no Senado é problema para Lula

Minha Imag Princ BRANCA

A formatação dos blocos no Senado representa a primeira derrota do governo Lula no âmbito do Legislativo federal. O bloco governista, formado por PT, PSD e PSB conta com menos da metade dos senadores da casa. Já o maior bloco da casa, capitaneado pelo MDB, firmou-se como maior da casa juntando partidos de situação e oposição. Entre bancada independente e bloco, a oposição é a terceira maior força da casa. MDB, União Brasil, Podemos, Rede, PSDB e PDT criaram o bloco parlamentar “Democracia”. Com 31 parlamentares, este será o maior bloco da Casa. O bloco possui três partidos governistas MDB, Rede e PDT. Um independente, União Brasil e dois de oposição, Podemos e PSDB. A liderança do bloco começa nas mãos do União Brasil, e depois funcionará em revezamento. O segundo maior bloco parlamentar do Senado é o Resistência Democrática, formado por PT, PSD e PSB, com 28 senadores. Em seguida, está o Vanguarda, formado apenas pelo PL, com 13 senadores. Por último está o bloco Progressistas/Republicanos, com 10 nomes. A formatação dos blocos deve trazer problemas ao governo Lula na aprovação de pautas, sobretudo as consideradas polêmicas, na próxima legislatura.

“Lula é sinônimo de atraso e ingovernabilidade”, diz presidente do PP

Copia de Imagem Principal BRANCA

O ministro-chefe da Casa Civil do governo Jair Bolsonaro (PL), Ciro Nogueira, descartou a possibilidade de apoiar um eventual governo Lula em 2023. O partido Progressistas também não deve compor a base aliada do ex-presidiário. Ele que já esteve na base de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), Dilma Rousseff (PT), Michel Temer (MDB) e é ex-aliado de Lula (PT) teceu críticas contra o líder petista alegando que o ex-presidente é sinônimo de ‘atraso’ e ‘ingovernabilidade’. Só há uma vantagem dos 113% de Lula nas pesquisas. Quanto mais “sobe” nas pesquisas sem povo na rua, mais cai a máscara do Lula de 22: o Lula do atraso, da ingovernabilidade. Eles querem “dobrar a meta”. Não irão. — Ciro Nogueira (@ciro_nogueira) June 5, 2022

André Fufuca comemora sucesso do PP no Maranhão em convenções

Progressistas

“O ano de 2020 irá entrar para a história do Progressistas no Maranhão”. A projeção é do deputado federal, e presidente da legenda no estado, André Fufuca. Números comprovam que a legenda foi responsável pelas mais movimentadas e numerosas convenções no estado nesta primeira quinzena de setembro. Participando diretamente da cabeça das chapas ou dando suporte a candidatos de outras legendas, o Progressistas arrastou multidões. Em Pinheiro, que tem como candidato à reeleição o progressista Luciano Genésio, milhares de pessoas prestigiaram a convenção que referendou a chapa. Pouco tempo depois o mar azul se deslocou até Santa Luzia. A convenção da prefeita progressista França do Macaquinho também reuniu outra multidão. O mesmo entusiasmo foi visto em Peritoró, Matões, Imperatriz, Barra do Corda, Centro Novo, Nova Olinda, Lagoa do Mato, Pastos Bons e Alto Alegre do Pindaré. Em todas as convenções a “onda azul” se fez ouvir e foi bastante elogiada por aliados e populares. Sempre prezando pela segurança e respeito à democracia. “Após muito trabalho conseguimos trazer o PP para a elite da política maranhense. Hoje somos um dos poucos partidos que congregam sob a mesma bandeira cargos em todas as esferas, seja municipal, estadual ou federal, e uma militância que vai para rua defender nossos ideais por um estado melhor”, disse o deputado federal André Fufuca. Desde a chegada de Fufuca à presidência do partido, o Progressistas deixou de ser um partido cartorial e começou a congregar lideranças de todo o estado. Com democracia e sempre prezando pelo conjunto e pelo bem comum, a legenda vem pavimentou o caminho que foi consolidado pelo sucesso nas convenções municipais de 2020.

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.