Ex-secretário diz que prefeitura recusou apoio aos Socorrões

Ex-secretário bandas

MARANHÃO, 09 de junho de 2026 — A superlotação dos hospitais de urgência e emergência de São Luís voltou a gerar debate entre aliados do prefeito e ex-integrantes da gestão estadual da saúde. O ex-secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, afirmou que a principal causa do problema está nas falhas da Atenção Primária da capital. A declaração foi feita em vídeo publicado nas redes sociais. Aliados do ex-prefeito Eduardo Braide, entre eles o deputado estadual Fernando Braide e o ex-secretário municipal Joel Nunes, defendem que cerca de 60% dos atendimentos nos Socorrões são de pacientes vindos do interior do Maranhão. Além disso, eles cobram a abertura irrestrita do Hospital da Ilha para reduzir a demanda nas unidades. Tiago Fernandes contestou essa justificativa. Segundo ele, São Luís possui apenas 59,76% de cobertura da Atenção Primária à Saúde, índice que a colocaria na última posição entre as capitais do Nordeste. O ex-secretário argumenta que a falta de atendimento preventivo para hipertensos, diabéticos, gestantes e crianças aumenta a procura por serviços de média e alta complexidade. Ele também citou bairros como Sá Viana, Bequimão, Forquilha, Monte Castelo, Madre de Deus, Cohafuma e Cohama entre os locais com dificuldades de acesso à assistência básica. O ex-gestor também comentou o funcionamento do Hospital da Ilha. Segundo ele, o Governo do Estado propôs utilizar a unidade para centralizar atendimentos de AVC e pacientes queimados, o que ajudaria a reduzir a pressão sobre os Socorrões. Fernandes afirmou que a proposta não foi aceita pela gestão municipal, que teria solicitado o direcionamento da estrutura para as áreas vascular e de trauma. Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Tiago Fernandes (@tiagojfernandes)

Dr. Joel assume liderança de Braide na Câmara de São Luís

Braide nomeação

SÃO LUÍS, 31 de janeiro de 2025 – O vereador Dr. Joel (PSD) foi nomeado nesta sexta (31) como líder do governo do prefeito Eduardo Braide (PSD) na Câmara Municipal de São Luís. O convite partiu do próprio chefe do Executivo e foi prontamente aceito pelo parlamentar, que possui ampla experiência na área da saúde e na gestão pública. Com histórico de contribuição no fortalecimento da rede de saúde pública, Dr. Joel atuou como secretário municipal de Saúde durante a primeira gestão de Braide. Agora, como líder na Casa Legislativa, ele será responsável por articular a base governamental e defender projetos prioritários para garantir o avanço das políticas municipais.

Carreata de Dr. Joel reúne apoiadores em Cidade Olímpica

Joel carreata

SÃO LUÍS, 17 de setembro de 2024 – Neste domingo (15), uma carreata organizada pelo candidato a vereador Dr. Joel percorreu o bairro Cidade Olímpica, em São Luís. O evento contou com a participação de muitos apoiadores e percorreu várias ruas da região. Durante o evento, Dr. Joel demonstrou gratidão pelo apoio recebido. Ele destacou seu compromisso com a população de São Luís e seu desejo de continuar trabalhando ao lado do Prefeito Eduardo Braide. “Quero agradecer pelo acolhimento e reconhecimento de cada morador da Cidade Olímpica que esteve conosco, hoje. Este é um gesto que jamais esquecerei. Meu objetivo é continuar trabalhando por São Luís, ao lado do Prefeito Eduardo Braide. Nós já fizemos muito, mas com o apoio de cada um de vocês vamos fazer ainda mais pela nossa cidade”, declarou.

Dr. Joel reúne lideranças em evento de pré-campanha

Dr Joel

SÃO LUÍS, 12 de julho de 2024 – O pré-candidato a vereador Dr. Joel promoveu um evento para ouvir a população e discutir melhorias, reunindo amigos, familiares e lideranças comunitárias em um clima de confraternização. Ele destacou sua trajetória como médico cardiologista e suas conquistas como secretário de Saúde na gestão de Eduardo Braide. Dr. Joel relembrou suas principais realizações, como a construção do Novo Hospital da Criança, a reforma de mais de trinta Unidades de Saúde, a inauguração de duas clínicas da família, a ampliação da oferta de dispositivos para pessoas com deficiência e a campanha de vacinação contra a Covid-19.

Braide anuncia mudanças em secretarias antes das eleições

Braide secretários

BRASÍLIA, 21 de março de 2024 – Com a aproximação das eleições municipais, alguns secretários municipais cogitados para disputar cargos precisam deixar seus postos até 5 de abril. Liviomar Macatrão, que concorrerá a uma vaga na Câmara Municipal de São Luís pelo Republicanos, já deixou a secretaria de Agricultura e Abastecimento no final do mês passado. Outros dois secretários estão na mesma situação. Joel Nunes, secretário municipal de Saúde, confirmou sua pré-candidatura a vereador pelo PSD. “Anuncio que Joel Nunes deixa a Semus, a quem eu agradeço por todo trabalho à frente da pasta, ao tempo que Ana Carolina Mitri deixa o Socorrão I para assumir a Semus e Ilmara Pinho assume a direção do Socorrão I”, anunciou Braide. Anuncio que Joel Nunes deixa a Semus, a quem eu agradeço por todo trabalho à frente da pasta, ao tempo que Ana Carolina Mitri deixa o Socorrão I para assumir a Semus e Ilmara Pinho assume a direção do Socorrão I. — Eduardo Braide (@EduardoBraide) March 21, 2024 David Coldebella, secretário de obras e serviços públicos, também pode deixar o cargo caso se confirme sua pré-candidatura. Coldebella é cotado para ser vice na chapa do prefeito Braide, sendo o nome preferido para ter alguém de total confiança do prefeito e, em caso de reeleição, ser candidato em 2026 com a máquina da prefeitura nas mãos. Se Coldebella não deixar a secretaria dentro do prazo legal, Braide pode deixar a vice em aberto para negociar com outro partido ou manter a atual vice, Esmênia Miranda.

Vereadores cobrem contratação de médicos no Hospital da Criança

Hospital Criança

SÃO LUÍS, 05 de janeiro de 2024 – Parlamentares da Comissão de Orçamento da Câmara Municipal de São Luís reuniram-se com o titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), Joel Nunes nesta quarta (3) para discutir sobre a contratação de médicos para o Hospital da Criança ‘Dr. Odorico Amaral de Matos’. A unidade, que recentemente foi entregue reformada e ampliada, está com déficit destes profissionais. Na ocasião, os vereadores cobraram urgência na solução do problema, sugerindo um seletivo para algumas especialidades mais demandadas. A reunião foi conduzida pelo vereador Raimundo Penha (PDT), que preside a comissão, e teve participações de Concita Pinto (PCdoB), Nato Júnior (PDT) e Marquinhos (PSC). O Hospital da Criança está com demandas por médicos nas áreas de fonoaudiologia, pediatria e cirurgia pediátrica, entre outras. Durante as conversas, o titular da Semus, Joel Nunes, informou que a instituição realiza levantamento dos profissionais contratados de todas as unidades de saúde do município, a fim de identificar perfis, competências e funções desempenhadas. A ideia é que possam ser feitas transferências, a fim de atender, de maneira mais breve, as necessidades do Hospital da Criança. “Foi uma reunião muito produtiva. Vamos dar os devidos encaminhamentos e aguardar o relatório da Semus para que possamos entender como está a estrutura de pessoal do Hospital da Criança e da rede municipal de saúde. Há demandas por várias especialidades médicas, uma vez que o Hospital da Criança foi totalmente ampliado e a procura pelos serviços também cresceu. Vamos acompanhar essa situação para que seja solucionada”, destacou o vereador Raimundo Penha. A comissão de vereadores solicitou relatório do total de servidores da unidade hospitalar infantil e sugeriu realização de seletivo para algumas especialidades, a exemplo de fonoaudiologia. “O seletivo é uma medida mais imediata, a fim de sanar a questão, até que possa ser realizado concurso público. Desde quando o hospital estava em obras, cobrávamos a contratação de mais profissionais médicos, pois, sabíamos que, com a ampliação da estrutura, essa seria uma demanda latente”, ressalta o vereador Nato Júnior. O relatório da Semus deve apresentar nomes e funções de profissionais contatados no Hospital da Criança, no período de 2021 até 2023. A comissão deu prazo até dia 10 de janeiro, para que o documento seja encaminhado à casa legislativa.

Campanha da Prefeitura de São Luís contra câncer de colo de útero realiza mais de mil atendimentos

Design sem nome

A Campanha da Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), alcançou mais de 1.100 atendimentos neste sábado (18) durante o Dia D do Março Lilás, mês de prevenção ao Câncer de Colo de Útero. O evento, que ocorreu no Hospital da Mulher (Anjo da Guarda), teve como objetivo chamar a atenção das mulheres para a importância de medidas preventivas contra a doença. A ação, inclusive, contou com a oferta de serviços sem agendamento prévio como, coleta de preventivo, mamografia, ultrassonografia, imunização, práticas integrativas e complementares em saúde, consulta com ginecologista, mastologista e clínico geral, entre outros atendimentos. “No decorrer de todo o mês de março, temos desenvolvido ações e ofertado serviços que visam a promoção da saúde das nossas mulheres e o incentivo à adoção de hábitos saudáveis. Mas é importante lembrar que a prevenção deve se estender além do período de campanha, afinal o diagnóstico precoce é a melhor forma de evitar problemas de saúde mais graves e aumentar a chance de cura”, afirma o secretário municipal de Saúde, Joel Nunes. Além da mobilização deste sábado (18), a Secretaria de Saúde da capital tem promovido, durante todos os sábados do mês de março, a oferta de serviços voltados para a atenção à saúde da mulher nas unidades do Município sem a necessidade de agendamento prévio, visando facilitar o acesso do público a estes atendimentos. Outra atividade desenvolvida foi a mobilização para coleta de preventivo, no dia 11 de março, que contou com a realização de quase 700 exames de prevenção ao Câncer de Colo de Útero, em mulheres de 25 a 64 anos, faixa de rastreamento definida pelo Ministério da Saúde.

Prefeitura anuncia início da reforma do Hospital da Criança

Copia de Imagem Principal PRETA

O prefeito Eduardo Braide assinou, na manhã desta quarta (08/06), a Ordem de Serviço para a reforma e ampliação do Hospital da Criança, localizado no bairro Alemanha. O investimento anunciado pelo prefeito é na ordem de R$ 10 milhões, com recursos municipais. A assinatura aconteceu nas dependências da unidade junto com profissionais da saúde e dos trabalhadores da construção civil que, imediatamente, iniciaram os serviços. Com a medida, a Prefeitura de São Luís assume a obra, que estava parada desde 2016. A análise de pendências e necessidades da construção já foi realizada pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), assim como a adequação do projeto para que atenda as necessidades da ANVISA (RDC-50). Segundo o secretário de Saúde, Joel Nunes, a primeira etapa da obra será entregue até dezembro para, em seguida, serem instalados todos os leitos e equipamentos necessários para o início dos atendimentos no novo espaço. Novos Ganhos Já em coletiva com a imprensa, no auditório do Palácio de La Ravardière, sede da Prefeitura de São Luís, após a assinatura da ordem de serviço, o prefeito Eduardo Braide detalhou todas as medidas e apresentou os novos ganhos com a nova unidade. Segundo Eduardo Braide, o investimento de R$ 10 milhões trará para a nova unidade, além da melhora na infraestrutura, a ampliação do Centro Cirúrgico, com 4 salas de cirurgias e 5 leitos de recuperação pós anestésico. O prédio contará com mais 105 leitos, sendo 85 leitos de enfermaria, 11 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 9 leitos de Unidade de Cuidados Intermediários (UCI). Os serviços de imagem contarão com exames, como tomografia e ultrassonografia. “Com toda estrutura e com o conceito do novo Hospital da Criança, vamos conseguir fazer cirurgias de urgência e emergência, por exemplo, reduzindo o tempo de espera e não será mais preciso transferir para outra unidade. A criança vai fazer todos os procedimentos no próprio hospital. Além disso, teremos a novidade dos serviços de imagens com exames de tomografia e ultrassonografia. O nosso compromisso é entregar um hospital com a qualidade que as nossas crianças e suas famílias merecem”, concluiu o prefeito.

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.