Governo anuncia mais uma embarcação para serviço de ferryboat

Por meio de suas redes sociais, o governador do Maranhão Carlos Brandão (PSB) anunciou a disponibilização da embarcação José Humberto que fará a travessia entre São Luís e Cujupe. Com a chegada da embarcação José Humberto, já são quatro em operação. A expectativa é que, ainda neste mês de junho, deve voltar a operar o ferryboat Araioses. Já temos nova embarcação à serviço da população, em especial da baixada, como parte do sistema de travessia da Ponta da Espera até Cujupe. De alto padrão, a embarcação José Humberto navegou de Belém, no Pará, e chegou até a nossa capital um dia antes do previsto. pic.twitter.com/b5AW3qdOCQ — Carlos Brandão (@carlosbrandaoma) June 1, 2022
Governo manda retirar bandeiras da Ponte do São Francisco

A secretaria de Estado da Cultura informou nesta terça (31/05) a retirada das bandeirinhas que haviam sido instaladas na Ponte José Sarney (Ponte do São Francisco). Com a retomada das atividades mediante o fim da pandemia, o Governo do Maranhão tem priorizado festas, inauguração de restaurantes populares e distribuição de cestas básicas. Visando promover o maior São João de todos os tempos, as hastes que seguravam as bandeirinhas da decoração junina, no entanto, cederam na manhã desta terça (31/05). Por pouco a estrutura não caiu e atingiu motoristas e pedestres que passavam pelo local. O trânsito ficou interditado ao longo da ponte e a população necessitou fazer uso da Bandeira Tribuzzi, ocasionando, também, engarrafamento na outra via. Ao fim da tarde, o tráfego de veículos na ponte José Sarney foi liberado. De acordo com o titular da Secretaria de Estado da Cultura, Paulo Victor, as bandeirinhas serão destinadas a outro local. Veja nota oficial. “Em razão das fortes chuvas que atingiram a capital no início da tarde desta terça-feira (31), inclusive com informação do Inmet como alerta amarelo, parte da decoração junina foi danificada na Ponte do São Francisco. A equipe da Secretaria de Estado da Cultura (Secma) identificou a situação no momento do ocorrido e prontamente compareceu ao local para evitar maiores danos, com apoio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) e da Citelum. Desde que foi instalada, a equipe está acompanhando a decoração em tempo real e, agora, será retirada para evitar maiores transtornos, sendo destinada para outro local”.
Assembleia aprova licença de Brandão e Paulo Velten assume Governo

A Assembleia Legislativa do Maranhão autorizou o pedido de licença do governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB). O atual chefe do Palácio dos Leões pediu afastamento do comando do Executivo para continuar no tratamento de um pós-cirúrgico. Dessa forma, como Othelino Neto (PCdoB) deixou o Estado para não ocupar o lugar do governador e ficar inelegível, o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Paulo Velten, vai assumir o cargo a partir desta quarta (1º). De acordo com a Constituição Federal, o governador pode se afastar por 15 dias sem pedir licença. Depoois esse período, tem que solicitar autorização da Casa Legislativa para se ausentar do cargo.
Simplicio enquadra adversários e cobra mais gestão e menos política

Por meio de suas redes sociais, o pré-candidato ao Palácio dos Leões, Simplício Araújo (Solidariedade), enquadrou os adversários no pleito rumo ao Governo do Estado por não mostrarem nenhum tipo de projeto estruturante para o estado. Na oportunidade, o líder do Solidariedade no Maranhão fez duras críticas ao modelo de política adotado pelos dois principais candidatos, Carlos Brandão e Weverton Rocha, destacando a busca desenfreada por alianças. Inclusive, um deles tem pautado a agenda do Executivo com festas, inauguração de restaurantes populares e distribuição de cestas básicas. Reprovo a forma que @carlosbrandaoma e @wevertonrocha agem hoje para tentar chegar ao governo,não quero que tudo fique como está,o Maranhão precisa ir muito além,e jamais me agarraria com tudo o que aparecesse para tentar chegar ao poder,sabemos que isso não é bom pra população! — Simplício Araújo (@SimplicioAraujo) May 30, 2022 Eu continuo a dizer: Tem gente especialista em campanha política, circo perde é feio. Gente que se perde feio na hora da gestão, só fala, fala e na hora, nada faz! Existe uma diferença gigante entre gestão e politicagem, essa eleição vai deixar bem claro isso!! — Simplício Araújo (@SimplicioAraujo) May 30, 2022 Por acreditar que o atual modelo político do Maranhão que se mantém há décadas se exauriu, e o poder público não mais suporta todas as demandas por postos de trabalho e outras necessidades, Simplicio defende a necessidade de pensar o desenvolvimento com a iniciativa privada, cujo setor é capaz de alavancar a economia através da geração de emprego e renda. Entre todos os pré-candidatos, ele tem sido o único a esboçar o que seria um plano de governo e um rompimento com a forma tradicional de gerir estado. Na oportunidade, o ex titular da SEINC cobrou mais gestão e menos política. “O Maranhão não pode perder a esperança, vejo funcionários públicos municipais e estaduais com medo, outros colocando o ódio como combustível para escolher o próximo governador do Maranhão. A hora é de agir com o coração, hora de mostrar amor pelo Maranhão, hora mais gestão e menos política!!!”, finalizou.
Presidente do TJMA pode assumir o Governo do Estado

O governador Carlos Brandão (PSB) está internado em São Paulo para uma intervenção cirúrgica. Caso precise passar mais alguns dias afastado, o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Paulo Velten, pode ter que assumir o Governo do Maranhão ainda nesta semana. A escolha pelo comandante do poder judiciário ocorre porque o presidente da Assembleia Legislativa, Othelino neto (PCdoB), é candidato à reeleição para o cargo de deputado estadual, e ficaria inelegível se assumisse no lugar do socialista. Brandão fez uma cirurgia para retirada de um cisto em um dos rins na semana passada. Se os exames apontarem que o socialista vai precisar passar mais alguns dias internado, ele deve tirar licença do cargo. O governador só pode passar até 15 dias fora do Estado sem necessidade de licença.
Senador questiona suposto uso de helicóptero do Governo por Dino

Por meio de suas redes sociais, o senador Roberto Rocha (PTB) cobrou esclarecimentos do governador Carlos Brandão (PSB) a respeito do suposto uso de aeronaves do Governo pelo ex-chefe do Palácio dos Leões, Flávio Dino (PSB). A denúncia que aponta que o pré-candidato ao Senado estaria sendo beneficiado com a estrutura de Governo para participar de atos oficiais do Palácio dos Leões no interior do estado ganhou repercussão no último fim de semana. “Governador Brandão, responda ao povo maranhense. Pode o helicóptero do Governo, que é um bem público, comprado com dinheiro público, ser usado pelo ex-governador em evento público? O proibido tem que ser para todos, para mim e para ele também. Responda publicamente, governador!”, escreveu Rocha. Dino fez parte de agenda oficial do Governo na região tocantina, acompanhando o secretário-chefe da Casa Civil, Sebastião Madeira e de aliados. Já o atual governador Brandão não participou das últimas agendas de Governo no Maranhão devido a uma cirurgia em São Paulo
MA vai revender Gás Natural Veicular nos postos de combustíveis

O Gás Natural Veicular (GNV) estará disponível nos postos de combustíveis maranhenses nos próximos meses. A novidade foi confirmada nesta quarta (25/05), pelo governador Carlos Brandão, após reunião de trabalho com o presidente da Companhia Maranhense de Gás (Gasmar), Allan Kardec, e o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico e Programas Estratégicos (SEPE), José Reinaldo Tavares. De acordo com o presidente da Gasmar, Allan Kardec, a revenda do GNV, combustível fóssil mais limpo e econômico, se comparado com a gasolina, foi possível graças a um contrato firmado entre o governo do Maranhão e duas empresas: a Eneva, especializada em exploração e produção de gás natural; e a Suzano Papel e Celulose, ambas em atividade no estado. Promissora alternativa de combustível automotivo, o GNV apresenta importantes vantagens técnicas no mercado de combustíveis, como baixa redução de CO2, menor desgaste de partes e componentes do motor e o menor custo no mercado brasileiro. Gás e ZPE O secretário de Desenvolvimento Econômico e Programas Estratégicos, José Reinaldo Tavares, destaca que a chegada do GNV soma-se a outra importante notícia para a retomada da economia e atração de novos investimentos, a Zona de Processamento de Exportação do Maranhão (ZPE-MA). Na terça (24/05) foi promovida a solenidade de instalação da Comissão Estadual da ZPE-MA, em São Luís. A ZPE é uma área onde empresas se instalam para produção de bens a serem comercializados fora do país. Uma vez instalada no Maranhão, a ZPE vai ajudar na atração de mais investimentos e na geração de emprego e renda local. O processo de implantação do Gás Natural Veicular nos postos maranhenses deve ocorrer inicialmente nas cidades de São Luís e Imperatriz e essa nova opção de combustível deve estar disponível aos consumidores ainda este ano.
Agência envolvida em escândalos de corrupção pode fechar com Brandão

O governador Carlos Brandão negocia a contratação de uma agência de publicidade envolvida em diversos escândalos de corrupção para tocar sua campanha. Trata-se da MPB Estratégia e Criação, envolvida em escândalos como o Mensalão. Cotada para assumir a campanha de Brandão, a agência já assumiu trabalhos no estado. Tendo sido, inclusive, a responsável pela ideia do VLT nas eleições municipais de 2012. Segundo informações, o governador deve desembolsar uma quantia milionária pela contratação da agência, que tem como donos Eduardo Freiha, Manoel Canabarro e Augusto Fonseca. Há poucas semanas atrás a MPB integrava a pré-campanha do ex-presidente Lula. Informações dão conta de que o contrato beirava os R$ 45 milhões. Contudo, após divergências internas, a MPB foi retirada da campanha. Em 2015, Eduardo de Matos Freiha foi condenado por evasão de divisas sob acusação de controlar contas que receberam US$ 2,5 milhões no exterior. A demora no julgamento acabou incidindo na prescrição da pena pelo Tribunal Regional Federal da 3.ª Região. O dono já trabalhou para a campanha de Aécio Neves (PSDB) em 2014, quando o então senador rivalizou com Dilma. Nas eleições de 2018, a MPB recebeu R$ 10 milhões pela campanha de Ciro Gomes (PDT). Eduardo Freiha foi também foi condenado no escândalo do Mensalão. Ele foi acusado de usar uma offshore, a Pirulito Company Limited (sediada nas Bahamas), para US$ 2,575 milhões em duas contas sob titularidade da empresa. O crime foi comprovado pelos registros referentes às movimentações de 2003 e 2005. A ficha de Freiha não para por aí. Na delação de Joesley Batista contra Temer, o provável futuro marqueteiro da campanha de Brandão foi acusado de receber em 2013 R$ 1,160 milhão do frigorífico JBS. O cruzamento de notas fiscais na época comprovou que Freiha recebeu recursos da JBS que, de acordo com a delação, aconteceram a mando de Temer para ajudar na campanha de Gabriel Chalita na campanha pela prefeitura de São Paulo. Ainda naquele ano, a MPB Estratégia e Criação participou da campanha de reeleição do ex-prefeito João Castelo. Sendo a principal idealizadora do Veículo Leve Sobre Trilhos, o VLT.