Brandão inicia expansão do sistema de esgoto em São Luís

Brandão esgoto

MARANHÃO, 21 de janeiro de 2026 – O governador Carlos Brandão autorizou, nesta terça (20), o início das obras de implantação e ampliação do sistema de esgotamento sanitário de São Luís, com foco nos sistemas São Francisco e Vinhais. A autorização para o início dos serviços marca um avanço do governo do Maranhão na ampliação do saneamento básico e na melhoria da balneabilidade das praias da capital. Com investimento de R$ 75 milhões, em parceria com o governo Lula, as obras vão beneficiar cerca de 30 bairros e incluem a construção de três novas estações elevatórias, a implantação de mais de 12 quilômetros de interceptores, cerca de 27 quilômetros de rede coletora e mais de 3.600 novas ligações domiciliares. Ao anunciar a obra, o governador Carlos Brandão destacou o impacto direto da iniciativa na vida da população. “A obra vai trazer quilômetros de rede, três estações elevatórias e mais de três mil ligações domiciliares. É um grande avanço que vai beneficiar mais de 30 bairros e representa um passo muito importante para o saneamento básico de São Luís”, afirmou. As novas estações elevatórias serão implantadas na Base Aérea, Ponta do Farol e Cohafuma, ampliando a capacidade de coleta e direcionamento do esgoto para tratamento adequado. Com as intervenções, a expectativa é que a cobertura da rede de coleta de esgoto em São Luís passe de cerca de 55% para aproximadamente 70%, enquanto o índice de tratamento pode alcançar 80% ao final das entregas. O presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), Marcos Aurélio, ressaltou que os investimentos são resultado da parceria entre os governos estadual e federal.

Governo anuncia internet em toda rede estadual de ensino

internet governo

MARANHÃO, 20 de janeiro de 2026 – O governador Carlos Brandão determinou a instalação de internet via antenas Starlink em toda a rede estadual de ensino do Maranhão, a partir do primeiro semestre de 2026. A ação visa conectar cerca de 500 escolas que ainda estavam sem acesso, garantindo assim cobertura total de Wi-Fi nas 1.071 unidades estaduais. A iniciativa representa um avanço direto na inclusão digital de alunos e educadores, conforme destacou a gestão. Além da cobertura total de Wi-Fi, o programa envolve um amplo investimento em dispositivos tecnológicos. O Governo do Estado está distribuindo 250 mil tablets para estudantes, incluindo concluintes do ensino médio em 2025 e alunos do IFMA. Paralelamente, a secretaria de Educação entrega 30 mil chromebooks para os professores, todos com internet disponível para uso imediato. Para o secretário de Administração, Guilberth Garcês, este é um investimento estratégico que direciona recursos públicos para a sala de aula. A medida, portanto, une tecnologia e desenvolvimento social de forma planejada. O governador Brandão reforçou que a internet é uma ferramenta básica para a aprendizagem e que o objetivo é oferecer capacitação e competitividade aos alunos maranhenses. “A iniciativa fortalece o processo de ensino e aprendizagem e amplia o acesso a conteúdos digitais, plataformas educacionais e novas metodologias pedagógicas. Internet é ferramenta básica de aprendizagem, e o nosso compromisso é simples e claro: dar capacitação, formação e competitividade aos nossos alunos”, declarou. A secretária de Educação, Jandira Dias, definiu a conectividade como essencial para a igualdade de oportunidades. Levar internet de qualidade democratiza o acesso ao conhecimento e prepara os estudantes para os desafios atuais, segundo ela.

Após turbulência, Rubens Jr declara não atuar na oposição

Rubens Junior

MARANHÃO, 16 de janeiro de 2026 – O deputado federal Rubens Júnior declarou que seu pai, Rubens Pereira, o “Rubão”, não assumirá cargo no governo Carlos Brandão. A afirmação ocorreu durante entrevista ao ex-deputado Rogério Cafeteira, que havia mencionado a possibilidade em relato sobre a transmissão da Secretaria de Articulação Política realizada no Palácio dos Leões. O parlamentar destacou que mantém postura de independência no Maranhão. Na entrevista, Rubens Júnior confirmou que o governo ofereceu a Secretaria das Cidades ao pai. No entanto, ele afirmou que Rubão recusou o convite e não pretende integrar a gestão estadual. Além disso, o deputado reiterou que não atua como base governista nem como oposicionista, reforçando sua posição de independência em relação ao Executivo.

Brandão inicia entrega de motos e kits a motociclistas

Brandão Kits

MARANHÃO, 22 de dezembro de 2025 – O governador do Maranhão Carlos Brandão iniciou, neste domingo (21), a entrega das primeiras motocicletas e kits de trabalho do programa Avança Maranhão – Trânsito Seguro é a Gente que Faz, voltado à formação e capacitação de motociclistas profissionais. A solenidade ocorreu na sede do Detran/MA, na Vila Palmeira, em São Luís. Nesta primeira etapa, foram apresentados os beneficiários que receberão 100 motocicletas zero quilômetro. Os contemplados participaram de sorteio e precisaram apresentar documentação prevista no edital, como CNH categoria A há pelo menos dois anos, curso de motofretista ou mototaxista e inscrição no CadÚnico. Além das motos, os beneficiários recebem equipamentos de segurança e kits de trabalho, que incluem capacete, colete refletivo e mochila para entregas. A primeira fase do programa contemplou motociclistas de dez municípios com maior população no estado, entre eles São Luís, Imperatriz, Timon, Caxias e Bacabal. A entrega começou pela Grande São Luís e será ampliada para outras cidades. A previsão é que, ao final das três fases do programa, sejam distribuídas 2 mil motocicletas, com emplacamento gratuito para os contemplados. “Serão entregues 2 mil motocicletas e vamos começar com 100, mas esse número pode aumentar uma vez que o governo vai tentar mais parcerias e as empresas estão com ânimo para participar. Já fizemos várias ações para beneficiar os condutores que mais precisam, mas faltavam os itens de segurança, como o capacete, e vamos conseguir distribuir 70 mil pelo estado inteiro, pois o capacete salva vidas”, informou o governador Carlos Brandão. De acordo com o governo estadual, a iniciativa integra um conjunto de ações voltadas aos condutores, que inclui o programa CNH Social. O Detran/MA coordena o Avança Maranhão, com apoio da Secretaria de Indústria e Comércio e parceria de empresas privadas responsáveis pela doação das motocicletas. “Depois da CNH Social, que foi sucesso absoluto, hoje temos mais esse presente para o Natal dos maranhenses: o Avança Maranhão. Esse é um programa voltado para a mobilidade do trânsito e para pautar a saúde, a educação para o trânsito e assim resguardar vidas. Nossa ideia não é apenas gerar emprego e renda, mas garantir um trânsito muito melhor para todos”, destacou o diretor-geral do Detran/MA, Diego Rolim.

Brandão confirma que Lula o quer candidato a senador em 2026

Brandão Lula

MARANHÃO, 16 de dezembro de 2025 – O governador Carlos Brandão afirmou, nesta terça (16), que o presidente Lula manifestou interesse em que ele dispute uma vaga no Senado. A declaração ocorreu ao comentar conversas recentes com o presidente e ao afirmar que só tratará de definições políticas no início do próximo ano, quando espera resolver a formação da chapa eleitoral. Brandão relatou que o diálogo com Lula ocorreu no fim de outubro e incluiu discussões sobre a sucessão estadual. Segundo o governador, o presidente chegou a sugerir a construção de um nome de consenso que unificasse grupos políticos ligados ao brandonismo e ao dinismo na disputa pelo governo do Maranhão. De acordo com Brandão, durante as tratativas, foi citado um possível nome para a disputa estadual, que buscaria reunir diferentes correntes políticas.

Fufuca vai à entrega do novo Centro de Radioterapia no MA

Fufuca ministro

MARANHÃO, 12 de dezembro de 2025 – O novo Centro de Radioterapia do Hospital de Oncologia do Maranhão foi inaugurado nesta quinta (11), em São Luís. O centro de radioterapia recebeu um investimento federal de R$ 15,5 milhões para a instalação de um Acelerador Linear, equipamento de última geração. O ministro André Fufuca, o governador Carlos Brandão e o secretário Jerzey Timóteo participaram da cerimônia presencialmente. O presidente Lula e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, acompanharam o evento de forma virtual. O centro de radioterapia funcionará em um espaço construído atrás do Hospital Dr. Genésio Rêgo, no bairro Vila Palmeira. A nova estrutura tem 1.186,18 metros quadrados e foi necessária para abrigar o equipamento técnico.

MA forma 275 novos policiais e amplia estrutura da Segurança

Policiais Maranhão

MARANHÃO, 05 de dezembro de 2025 – O governador Carlos Brandão vistoriou as obras de reforma e ampliação da sede da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) e participou da formatura de 275 novos policiais militares, no Comando Geral da PMMA, no Calhau, marcando o encerramento do Curso de Nivelamento Técnico-Profissional (CNTP). A cerimônia foi conduzida pelo governador Carlos Brandão, ao lado do secretário de Segurança Pública, patrono da turma, Maurício Martins, e do comandante da Polícia Militar, coronel Wallace Amorim. “Quando assumimos o governo, identificamos que havia 1.600 policiais aprovados no concurso. Viemos convocando todos e, hoje, chamamos a última turma, com 275 policiais. Além disso, anunciamos que vamos abrir novos concursos em 2026 para mais policiais militares, civis, investigadores e Corpo de Bombeiros”, anunciou o governador. Os novos policiais integram o grupo de 300 candidatos convocados e nomeados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Administração (Sead), para reforçar o quadro da Polícia Militar, zerando o cadastro de reserva do último concurso da corporação. Desse total, 275 tomaram posse e concluíram o curso de formação. Cerca de 1.600 foram convocados na gestão atual. Carlos Brandão ainda vistoriou as obras de reforma e ampliação da sede da Secretaria de Segurança Pública e assinou a ordem de serviço para a pavimentação da segunda etapa do estacionamento interno do órgão. O complexo abriga a sede administrativa, a Inteligência, o Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), a Força Estadual de Segurança, a Perícia Oficial e as corregedorias. Já foram concluídos o novo auditório, o estacionamento principal e a pavimentação do espaço. “Viemos à sede da Secretaria de Segurança inaugurar o prédio completamente reformado, auditório, estacionamento, Ciops, e aproveitar para entregar novos equipamentos, como drones, computadores, coletes à prova de bala e viaturas. Realizamos a solenidade aqui justamente pela importância que essa estrutura tem para a segurança do nosso estado”, afirmou o governador. Também foi entregue a ampliação do setor de videomonitoramento. O projeto original foi reformulado, dobrando o número de câmeras de 200 para 400. O governo do Estado também entregou novas viaturas, drones, computadores, estrutura operacional da nosso sistema, com novas viaturas, 150 computadores, mais de 400 coletes, 12 drones, granadas, munições, tecnologia para computadores, equipamentos de proteção individual, coletes balísticos, em um investimento de aproximadamente R$ 4 milhões.

Pesquisa RealTime aponta 10 governadores mais bem avaliados

Pesquisa Governadores

BRASIL, 05 de dezembro de 2025 – O governador do Maranhão, Carlos Brandão, obteve 66% de aprovação em pesquisa nacional divulgada nesta semana. O levantamento da empresa RealTime Big Data mediu a popularidade dos gestores estaduais. Brandão, que atua sem partido, garantiu assim a nona colocação entre os mais bem avaliados do país. Ele ficou à frente de outros governadores de grandes estados. O primeiro lugar do ranking pertence ao governador do Paraná, Ratinho Junior, do PSD. Ele alcançou a marca de 85% de aprovação. Na sequência, aparecem Helder Barbalho, do MDB do Pará, com 82%, e Rafael Fonteles, do PT do Piauí, com 81%. Renato Casagrande, do PSB do Espírito Santo, também registrou 81% de aprovação.

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.