STF perdoa ataque contra igreja cristã promovido por extremista

No dia 5 de fevereiro deste ano o vereador Renato Freitas (PT) comandou a invasão da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, em Curitiba. A ação foi gravada e repercutiu nacionalmente. Nas imagens é possível identificar o vereador comandando um grupo de dezenas de extremistas que interrompem a missa e hostilizam os fiéis. Evidentemente caracterizado como ato de extremismo e intolerância inconciliável com a função parlamentar, Freitas teve seu mandato cassado. Ocorre que nesta sexta (23 de setembro), o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), restabeleceu o mandato do vereador que comandou a invasão. A decisão do ministro também anula decisões do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) que negaram pedidos de Freitas e que mantiveram ato da Câmara Municipal que decretou a cassação. Em trecho da decisão, Barroso afirma que a conduta de Freitas não deve ser sobreposta a cor de sua pele. O ministro dá a entender que a discussão sobre possíveis quebras de decoro devem levar em conta, além dos limites éticos baseados nos fatos, a cor de sua pele. “A cassação do vereador em questão ultrapassa a discussão quanto aos limites éticos de sua conduta” (…) “Quebra de decoro parlamentar não pode ser invocada para fragilizar a representação política de pessoas negras”, diz Barroso na decisão. FALSIFICAÇÃO Além do ato extremista contra a igreja, também recai sobre Renato Freitas a suspeita de falsificar e-mail para tentar atrasar o processo de cassação. A sessão que definiria a primeira votação do processo contra o vereador após apresentação de um suposto e-mail recebido no endereço eletrônico de Renato Freitas com ofensas racistas do relator do processo, o vereador Sidnei Toaldo (Patriota). Sindicância da Câmara mostrou que o e-mail enviado antes da sessão foi utilizado de forma fraudulenta. “Verificou-se que para o seu envio [do e-mail com ofensas racistas] foi utilizado um serviço de envio de e-mails anônimo, hospedado na República Tcheca, que não armazena logs, ou seja, não guarda registros para auditoria/mapeamento de informações, tais como data, hora, IP etc. Percebe-se, então, que houve claro objetivo de forjar o remetente da mensagem, simulando as credenciais de envio como sendo as do vereador Sidnei Toaldo”. Disse a análise da Diretoria de Tecnologia de Informação e Comunicações (DTIC) da CMC, que identifica textualmente o serviço usado para a fraude do envio. Após a constatação da fraude e uma grande batalha jurídica, Freitas foi cassado em 5 de agosto, pela segunda vez, por 23 votos a 7. Com a decisão de ontem, o extremista volta a ocupar o cargo de vereador.
“Vi o desespero das pessoas , diz deputada sobre situação dos ferryboats

parlamentar ressaltou que é necessário a criação Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar supostas irregularidades e soluções para o serviço.
“Vamos estar mais próximos”, diz Penha sobre apoio de Braide a Weverton

O vereador Raimundo Penha (PDT) foi entrevistado nesta quinta (10) pela TV Mirante. O líder do Governo na Câmara Municipal afirmou que torce para o prefeito de São Luís, Eduardo Braide (Podemos), apoiar o senador Weverton Rocha (PDT) na disputa pelo Governo do Estado. Penha é presidente do PDT em São Luís e ressaltou a união do partido com o Braide. Relação que teve início ainda no segundo turno das eleições municipais de 2020. E que, após o prefeito de São Luís tornar Penha o líder de Governo da Câmara, ganha cada vez mais força. “O prefeito vindo para declarar apoio a Weverton, nós vamos ficar muito felizes, vamos estar mais próximos e juntos do que já estamos”, disse o parlamentar
Osmar Filho atropela Duarte Jr e consolida reeleição na Câmara

Poucas semanas atrás o deputado e candidato derrotado nas eleições de São Luís fez uma reunião com vereadores eleitos no Palácio dos Leões. A meta era lançar uma chapa para a Presidência da Câmara Municipal de São Luís e transformar a casa em uma espécie de pedra no sapato da futura gestão de Eduardo Braide. Em sua primeira empreitada como articulador no confronto com o vereador Osmar Filho (PDT) o deputado não deu nem para “o cheiro”. Na fatídica reunião Duarte pediu ao vereador Paulo Victor (PCdoB) que enfrentasse Osmar Filho. Menos de 24 horas após a estratégia de Duarte ser exposta, seu candidato declarou voto a Osmar. Nesta terça foi a vez do vereador Astro de Ogum, também do PCdoB, confirmar o apoio à reeleição de Osmar. O atual presidente deve ser aclamado por unanimidade na próxima eleição para a mesa diretora da Câmara Municipal e gabaritar-se como grande liderança política da capital. Já Duarte Jr, sem o apoio do Palácio dos Leões, do vice-governador e do deputado Josimar de Maranhãozinho demonstrou que não coloca medo em ninguém.