STF perdoa ataque contra igreja cristã promovido por extremista

Minha Imag Princ BRANCA

No dia 5 de fevereiro deste ano o vereador Renato Freitas (PT) comandou a invasão da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, em Curitiba. A ação foi gravada e repercutiu nacionalmente. Nas imagens é possível identificar o vereador comandando um grupo de dezenas de extremistas que interrompem a missa e hostilizam os fiéis. Evidentemente caracterizado como ato de extremismo e intolerância inconciliável com a função parlamentar, Freitas teve seu mandato cassado. Ocorre que nesta sexta (23 de setembro), o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), restabeleceu o mandato do vereador que comandou a invasão. A decisão do ministro também anula decisões do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) que negaram pedidos de Freitas e que mantiveram ato da Câmara Municipal que decretou a cassação. Em trecho da decisão, Barroso afirma que a conduta de Freitas não deve ser sobreposta a cor de sua pele. O ministro dá a entender que a discussão sobre possíveis quebras de decoro devem levar em conta, além dos limites éticos baseados nos fatos, a cor de sua pele. “A cassação do vereador em questão ultrapassa a discussão quanto aos limites éticos de sua conduta” (…) “Quebra de decoro parlamentar não pode ser invocada para fragilizar a representação política de pessoas negras”, diz Barroso na decisão. FALSIFICAÇÃO Além do ato extremista contra a igreja, também recai sobre Renato Freitas a suspeita de falsificar e-mail para tentar atrasar o processo de cassação. A sessão que definiria a primeira votação do processo contra o vereador após apresentação de um suposto e-mail recebido no endereço eletrônico de Renato Freitas com ofensas racistas do relator do processo, o vereador Sidnei Toaldo (Patriota). Sindicância da Câmara mostrou que o e-mail enviado antes da sessão foi utilizado de forma fraudulenta. “Verificou-se que para o seu envio [do e-mail com ofensas racistas] foi utilizado um serviço de envio de e-mails anônimo, hospedado na República Tcheca, que não armazena logs, ou seja, não guarda registros para auditoria/mapeamento de informações, tais como data, hora, IP etc. Percebe-se, então, que houve claro objetivo de forjar o remetente da mensagem, simulando as credenciais de envio como sendo as do vereador Sidnei Toaldo”. Disse a análise da Diretoria de Tecnologia de Informação e Comunicações (DTIC) da CMC, que identifica textualmente o serviço usado para a fraude do envio. Após a constatação da fraude e uma grande batalha jurídica, Freitas foi cassado em 5 de agosto, pela segunda vez, por 23 votos a 7. Com a decisão de ontem, o extremista volta a ocupar o cargo de vereador.

“Vamos estar mais próximos”, diz Penha sobre apoio de Braide a Weverton

png

O vereador Raimundo Penha (PDT) foi entrevistado nesta quinta (10) pela TV Mirante. O líder do Governo na Câmara Municipal afirmou que torce para o prefeito de São Luís, Eduardo Braide (Podemos), apoiar o senador Weverton Rocha (PDT) na disputa pelo Governo do Estado.  Penha é presidente do PDT em São Luís e ressaltou a união do partido com o Braide. Relação que teve início ainda no segundo turno das eleições municipais de 2020. E que, após o prefeito de São Luís tornar Penha o líder de Governo da Câmara, ganha cada vez mais força. “O prefeito vindo para declarar apoio a Weverton, nós vamos ficar muito felizes, vamos estar mais próximos e juntos do que já estamos”, disse o parlamentar

Osmar Filho atropela Duarte Jr e consolida reeleição na Câmara

Osmar Filho

Poucas semanas atrás o deputado e candidato derrotado nas eleições de São Luís fez uma reunião com vereadores eleitos no Palácio dos Leões. A meta era lançar uma chapa para a Presidência da Câmara Municipal de São Luís e transformar a casa em uma espécie de pedra no sapato da futura gestão de Eduardo Braide. Em sua primeira empreitada como articulador no confronto com o vereador Osmar Filho (PDT) o deputado não deu nem para “o cheiro”. Na fatídica reunião Duarte pediu ao vereador Paulo Victor (PCdoB) que enfrentasse Osmar Filho. Menos de 24 horas após a estratégia de Duarte ser exposta, seu candidato declarou voto a Osmar. Nesta terça foi a vez do vereador Astro de Ogum, também do PCdoB, confirmar o apoio à reeleição de Osmar. O atual presidente deve ser aclamado por unanimidade na próxima eleição para a mesa diretora da Câmara Municipal e gabaritar-se como grande liderança política da capital. Já Duarte Jr, sem o apoio do Palácio dos Leões, do vice-governador e do deputado Josimar de Maranhãozinho demonstrou que não coloca medo em ninguém.

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.