DECISÃO

STJ autoriza libertação de segundo acusado na morte de Pacovan

Compartilhe
STJ Decisão
Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) concedeu habeas corpus e determinou a soltura de Francisco, conhecido como Cearense.

SÃO LUÍS, 30 de agosto de 2024 – O ministro Rogério Schietti Cruz, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), concedeu habeas corpus e determinou a soltura de Francisco Heydyne do Nascimento Sampaio, conhecido como “Cearense”, acusado de planejar a morte do agiota Josival Cavalcante da Silva, o “Pacovan”, ocorrido em 14 de junho.

Fernanda Costa de Moraes, companheira de Cearense e também envolvida no crime, já havia sido libertada anteriormente. Ambos foram presos em 10 de julho, e as prisões foram prorrogadas em 9 de agosto.

No despacho do STJ, Schietti Cruz ressaltou que a prisão temporária foi anulada até o julgamento do habeas corpus, sem excluir a possibilidade de novas medidas cautelares.

Francisco Heydyne do Nascimento Sampaio e Fernanda Costa de Moraes foram presos sob a acusação de encomendar a morte de Pacovan. Após a prisão, a Justiça prorrogou a detenção no início de agosto, mantendo ambos sob custódia até novas deliberações.

A decisão de soltura veio após a análise do habeas corpus, que levou em consideração aspectos legais e a ausência de necessidade concreta da prisão temporária.

O ministro Rogério Schietti Cruz, responsável pela decisão, fundamentou a liberação com base no artigo 580 do Código de Processo Penal, destacando que a medida é temporária até o julgamento final do habeas corpus.

Ele deixou claro que, caso sejam apresentadas novas evidências que justifiquem a prisão preventiva, medidas cautelares mais rígidas poderão ser adotadas contra Sampaio.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x