CONFLITO

STF sorteia Dino para ação contra lei que ele sancionou

Compartilhe
Dino ação
Dino foi sorteado para relatar analisar pedido da PGR que questiona pontos da lei ambiental do Maranhão sancionada por ele em 2020, quando era governador.

BRASÍLIA, 02 de julho de 2025 – O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, foi sorteado na segunda (30) como relator da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) que questiona dispositivos da Lei nº 11.269/2020. O ministro, no entanto, declarou-se impedido de analisar a ADI. Nesta quarta (2), Dino informou que não participará do julgamento, em razão de sua vinculação direta com o ato legislativo questionado.

A norma institui o Zoneamento Ecológico Econômico do Bioma Amazônico do Maranhão (ZEE-MA) e foi sancionada por Dino quando era governador do estado.

A ação foi apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR), que pede a suspensão dos artigos 5º, inciso XII, e 14, caput, incisos I e II, além do § 3º. Segundo o procurador-geral da República, Paulo Gonet, esses dispositivos violam princípios constitucionais como os da prevenção e precaução ambiental.

De acordo com Gonet, os trechos impugnados podem representar uma diminuição do nível de proteção ambiental. Ele sustenta que o caso exige comparação direta com a legislação federal, em razão da possível afronta à repartição constitucional de competências legislativas.

O procurador argumenta que, ao modificar os parâmetros de proteção ambiental, os dispositivos ferem o dever do Estado de preservar o meio ambiente. Para a PGR, a Constituição garante a todos o direito ao meio ambiente equilibrado e impõe ao poder público e à coletividade a obrigação de defendê-lo.

A norma foi sancionada por Flávio Dino em 28 de maio de 2020, durante seu mandato como governador do Maranhão. À época, ele afirmou que o Zoneamento Ecológico Econômico era um instrumento moderno para alinhar desenvolvimento e proteção ambiental, reduzindo incertezas jurídicas e atraindo investimentos privados.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest


0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x