POLÍTICA

STF pode ajudar a destravar Quinto Constitucional da advocacia

Compartilhe

Julgamento sobre novo conselheiro do TCE-MA pode permitir que a Alema continue o processo e desbloqueie Quinto Constitucional da OAB-MA.

SÃO LUÍS, 14 de maio de 2024O comando da Ordem dos Advogados do Maranhão (OAB-MA) acompanha o julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre as ações referentes à escolha do novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA).

A oitiva, marcada para ocorrer entre os dias 17 e 24 de maio, pode destravar e autorizar a Assembleia Legislativa a prosseguir com o processo de escolha.

O advogado Flávio Costa é o favorito e deve contar com o apoio da maioria dos deputados estaduais para assumir a vaga deixada pelo conselheiro aposentado Washington Oliveira.

Caso seja confirmado no cargo, a OAB-MA poderá finalmente avançar com o Quinto Constitucional, que visa nomear um advogado para o cargo de desembargador no Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA).

Atualmente, o Quinto Constitucional da OAB-MA está praticamente paralisado após o TJ-MA devolver a lista sêxtupla enviada pela entidade, alegando que Flávio Costa não comprovou os dez anos de exercício da advocacia.

Com a possível nomeação de Costa para o TCE-MA, a OAB-MA poderá escolher um sexto nome para compor uma nova lista sêxtupla. Esta lista será enviada ao TJ-MA, que selecionará três nomes e os encaminhará ao governador Carlos Brandão para a escolha final.

Enquanto isso, o Ministério Público do Maranhão realizou o processo do Quinto Constitucional e já concluiu, com a ex-promotora de Justiça, Graça Amorim, assumindo como desembargadora do TJ-MA.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest


0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x