CORRUPÇÃO PASSIVA

STF marca audiências para depoimentos de deputados do PL

Compartilhe
Deputados corrupção
Ministro do STF, Cristiano Zanin, definiu agosto para ouvir testemunhas em ação contra deputados federais do PL acusados de desviar emendas.

BRASÍLIA, 17 de junho de 2025 –  O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Cristiano Zanin marcou para agosto os depoimentos de testemunhas no processo contra os deputados federais Bosco Costa (SE), Josimar Maranhãozinho (MA) e Pastor Gil (MA), além de cinco aliados, acusados de corrupção passiva e organização criminosa.

As audiências ocorrerão entre os dias 13 e 22 de agosto, por videoconferência, conforme decisão publicada na sexta (13).

Os parlamentares são investigados por supostamente cobrar R$ 1,6 milhão em propina do ex-prefeito de São José do Ribamar (MA), José Eudes Sampaio Nunes, em troca da liberação de R$ 6,671 milhões em emendas parlamentares.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) pede a condenação dos envolvidos e o pagamento de indenização por danos morais coletivos.

Zanin rejeitou pedidos de absolvição sumária apresentados pelas defesas, afirmando que os argumentos se confundem com o mérito da ação e não cabem nesta fase processual. O ministro determinou ainda que todas as testemunhas devem comparecer às audiências, mesmo sem intimação formal.

O esquema teria ocorrido entre janeiro e agosto de 2020, mas só chegou ao STF em 2021, após denúncia do ex-prefeito. A PGR formalizou a acusação em agosto de 2024, e o Supremo aceitou a ação em março deste ano.

Os deputados negam as acusações.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest


0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.