NEPOTISMO

STF mantém nomeação de parentes em cargos políticos

Compartilhe
STF nepotismo
STF mantém permissão para nomeação de parentes em cargos políticos. O único voto divergente até o momento foi do ministro Flávio Dino.

BRASÍLIA, 24 de outubro de 2025 – A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, na quinta (23), manter a possibilidade de nomeação de parentes em cargos de natureza política. O julgamento foi suspenso e será retomado na próxima quarta (29).

O plenário formou maioria de 6 votos a 1 para reafirmar o entendimento de que o ato não configura prática de nepotismo. O ministro Luiz Fux, relator do processo, votou pela manutenção da tese e foi acompanhado pelos ministros Cristiano Zanin, André Mendonça, Nunes Marques, Alexandre de Moraes e Dias Toffoli.

Em 2008, o STF aprovou uma súmula vinculante proibindo o nepotismo no serviço público. Contudo, naquela ocasião, os ministros determinaram que a restrição não se aplicava a cargos de natureza política, como os de secretários de Estado ou municipais.

A decisão permitiu que governadores e prefeitos nomeassem parentes para funções administrativas de confiança.

Ao analisar novamente o tema neste ano, o ministro Luiz Fux argumentou que a vedação ao nepotismo não deve alcançar cargos políticos, reafirmando o posicionamento adotado pela Corte desde 2008.

O único voto divergente até o momento foi do ministro Flávio Dino, que se manifestou contra a manutenção dessa interpretação. Ainda faltam os votos dos ministros Edson Fachin, Gilmar Mendes e Cármen Lúcia para o encerramento do julgamento.

A deliberação final ocorrerá após a retomada da sessão, marcada para o dia 29, quando o Supremo concluirá o debate sobre a nomeação de parentes em cargos políticos.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x