1º SEMESTRE

STF aumenta decisões em meio à crise com o Parlamento

Compartilhe
STF parlamento
O número de decisões colegiadas de ministros do STF aumentou cerca de 20% no primeiro semestre deste ano, comparado ao mesmo período de 2023.

BRASÍLIA, 03 de junho de 2024 – O número de decisões colegiadas de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) aumentou cerca de 20% no primeiro semestre deste ano, comparado ao mesmo período de 2023. A Corte proferiu 10.034 determinações, contra 8.440 no ano anterior.

A informação consta em um balanço de atividades divulgado pelo tribunal no início desta semana. O STF, assim como todos os tribunais do país, entrou em recesso e voltará a funcionar apenas em 31 de julho.

Segundo o relatório do STF, esse aumento se deve à atuação eficiente da secretaria de Gestão de Precedentes, da assessoria de Análise dos Recursos e do trabalho exaustivo dos ministros, que reduziram mais processos do que receberam em 2024.

A alta na quantidade de casos julgados ocorre em meio a um impasse com o Congresso Nacional. Até 1º de julho, o colegiado somava 21.610 processos no acervo, uma redução de 10% em relação ao fim de 2023, quando eram 23.999.

Trata-se do menor número desde 2020, quando o estoque foi de 26.256 ações.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x