MARANHÃO, 20 de junho de 2024 – O Sindicato dos Servidores do Detran do Maranhão realizou nesta quarta (19) uma assembleia geral extraordinária para decidir sobre a continuidade da paralisação de advertência.
Os participantes da assembleia optaram pela manutenção da paralisação, que seguiu nesta quinta (20), desde às 8h30, em todo o estado. A paralisação afeta os serviços no Detran-Sede, Ciretrans, Postos Avançados e Vivas.
Entre as principais reivindicações dos servidores estão a falta de contato ou providências por parte do governo, o não cumprimento da promessa de extensão e equiparação da Gratificação de Atividade Técnica (GAT), as precárias condições de trabalho, a falta de água potável e banheiros interditados.
Os problemas também incluem aparelhos de ar condicionado com defeito, salários congelados há 10 anos em R$ 1.400,00, a falta de pagamento das progressões e a terceirização da vistoria veicular.
Além disso, os servidores destacam a terceirização considerada ilegal por meio da Fundação Sousândrade, o contrato com o escritório de advocacia Brissac & Fonteles, a implementação de um novo sistema digital de primeiro emplacamento e linhas telefônicas que não funcionam.
Outra questão levantada é a vistoria obrigatória para veículos novos.
A negociação com o governo estadual vem se arrastando há quase dois anos, desde o início da atual gestão do governador Brandão.
Segundo o sindicato, as condições de trabalho precárias e a falta de resposta do governo justificam a necessidade de manter a paralisação como forma de pressionar por melhorias e por uma solução definitiva para as demandas dos servidores.
Respostas de 11
Complicada a situação dos servidores do Detran.
Categoria está correta. Governo não atende nada, e comissionados em secretarias importantes não tem trato com servidor. É fora Brandão.
Tudo para a cúpula e nada para os servidores operacionais. Governador, vice e secretários com salários reajustados em até 153 % e os do detran é essa briga.
O governador se comprometeu com os servidores que iria autorizar a liberação da GAT gratificação. Sendo uma extensão e equiparação para que todos os funcionários sejam beneficiados. Até então nada foi implantado. A paralisação ainda permanece. Estamos aguardando a boa e generosa empatia por parte do governador Carlos Brandão. Com essa lentidão, a população que precisa da prestação de serviços do Detran é totalmente prejudicada.
Brandão deixou o governo na mão dos secretários. O homem não tem autoridade, o secretariado passa por cima de suas ordens.
Trabalhar nessas condições é como trabalhar numa selva.
A pergunta que não quer calar: para onde vai toda a arrecadação do Detran?
Queria saber o motivo desse governo não atender os servidores???? Que demora pra resolver isso!!! Estamos precisando do atendimento do detran
O Detran passa pelo momento mais delicado de toda a sua existência. Condições degradantes de trabalho e salário congelado por 11 (onze) anos, de um lado; entrega de serviços superavitários para a iniciativa privada, de outro. Vistoria custava 30 reais, quando realizada pelos servidores. Passou para 157 reais, e foi entregue de mão beijada para iniciativa privada. Prejuízo para os cofres públicos e para a população.
Já são 10 anos sem reajuste, a GAT é justa para a categoria.
Trabalham com falta de água potável, sem ar condicionado e com banheiros interditados em algumas ciretrans, sistema de senhas não funciona.
O órgão está sucateado.
Inacreditável a falta de respeito do governo para com os servidores do segundo maior arrecadador do Estado