SÃO LUÍS, 22 de abril de 2024 – A secretária Municipal de Educação de São Luís, Carolina Marques Salgado, solicitou à Câmara Municipal o adiamento de uma audiência para tratar sobre problemas da rede de ensino da capital.
A reunião estava marcada para esta terça (23), mas a auxiliar do prefeito Eduardo Braide (PSD) encaminhou ofício aos vereadores para que a agenda seja postergada para o dia 9 de maio.
Autor do convite a Salgado, o vereador Raimundo Penha (PDT) criticou um pedido de adiamento tão longo, no que foi acompanhado pelos vereadores Ivaldo Rodrigues (PDT, Astro de Ogum (PCdoB), Jhonatan Soares (PT) e Marcial Lima (PSB).
Penha agora avalia a possibilidade de convocar a secretária. Nesse caso, ela seria obrigada a comparecer.
Aprovado por unanimidade na semana passada, o requerimento com o convite para a titular da Secretaria Municipal de Educação (Semed) surgiu depois que Penha observou um grande volume de denúncias relacionadas à educação, feitas pelos colegas em manifestações na tribuna da Casa.
Entre os assuntos que serão debatidos pode-se destacar uma denúncia feita pelo vereador Ivaldo Rodrigues (PSB), com base em um levantamento do Sindicato dos Profissionais do Magistério da Rede Pública Municipal de São Luís (SindEducação) dando conta que 22 escolas da rede de ensino municipal estariam fechadas, deixando mais de 11 mil alunos fora das salas de aula em pleno período letivo.
Recentemente, em pronunciamento na Casa, o parlamentar informou que esteve na Secretaria de Educação a convite da própria Caroline, para tratar de diversos problemas relacionados à pasta, incluindo um registrado na UEB José Rosa, no bairro São Bernardo, que ela se comprometeu a resolver.
Mas que, ainda assim, manteve seu convite, para que os demais vereadores tenham a oportunidade de fazer seus questionamentos.
“O meu objetivo não é constranger ninguém, é resolver o problema, e o problema persiste”, concluiu.