EDUCAÇÃO
Secretária de Braide é convocada após não atender convite
Por linharesjr.com.br • 24/04/2024
Compartilhe
Educação SLZ
O vereador Raimundo Penha destacou que a convocação se deu em virtude das graves denúncias que afetam a rede municipal de ensino.

SÃO LUÍS, 24 de abril de 2024 – Durante a sessão ordinária desta terça (23) na Câmara Municipal de São Luís (CMSL), foi aprovado um pedido de convocação da Secretária Municipal de Educação, Caroline Salgado, feito pelo vereador Raimundo Penha (PDT).

A convocação ocorreu após Salgado não atender a um convite anterior para comparecer à Casa e prestar esclarecimentos sobre denúncias relacionadas à educação veiculadas pela imprensa maranhense.

O vereador Raimundo Penha explicou que inicialmente foi proposto um convite à secretária, sugerindo a data da sessão atual para o comparecimento. No entanto, Caroline Salgado informou que não poderia comparecer devido à falta de flexibilidade da agenda da Câmara.

“Propusemos um convite, sugerimos a data de hoje e, para nossa surpresa, a secretária mandou uma informação pra cá, o que é super justo, já que a Casa não tem flexibilidade. No entanto, ela nos apresentou um prazo de 9 de maio, quase um mês depois e às vésperas do fechamento do semestre letivo. A secretária não consegue um tempo, nesse intervalo, para conversar conosco sobre educação? Esta Casa representa o povo!”, declarou.

Diante disso, Raimundo Penha decidiu transformar o convite em uma convocação, uma vez que, como agente pública, a secretária é obrigada a atender.

“Eu peço os votos dos colegas favoráveis a esse requerimento, pois, este plenário é testemunha do debate sobre a necessidade de melhoria da educação. Um fato real: nós temos escolas paralisadas, inclusive, temos unidade de ensino que no próximo mês faz dois anos de reforma. É o caso da UEB Mario Andreazza, que fica no prédio do matadouro, localizado no Viva da Liberdade. Eu estive lá, com o prefeito Eduardo Braide, no mês de maio do ano de 2022. Ontem, inclusive, a TV Mirante exibiu uma reportagem mostrando a escola fechada e com alunos fora da sala de aula. É o caso também da UEB Marianinha, que deve ser inaugurada nesta semana. Situações como essas ocorrem em várias outras unidades”, frisou.

O requerimento de convocação foi aprovado por unanimidade pelos parlamentares presentes na sessão. A data marcada para o comparecimento de Caroline Salgado é o próximo dia 30 de abril, a partir das 9h, no plenário Simão Estácio da Silveira.

O vereador Raimundo Penha destacou que a convocação se deu em virtude das graves denúncias que afetam a rede municipal de ensino.

Ele ressaltou que existem escolas fechadas, deixando vários alunos fora das salas de aula, e que é necessário que a Secretária de Educação preste esclarecimentos sobre essas questões.

Durante sua fala na sessão, Raimundo Penha mencionou exemplos concretos de problemas na educação municipal, como escolas paralisadas e unidades de ensino em reforma há mais de dois anos.

Ele citou especificamente a situação da UEB Mario Andreazza, que permanece fechada mesmo após dois anos de reforma, e da UEB Marianinha, que deve ser inaugurada em breve.

O vereador enfatizou que a convocação da secretária foi motivada pela falta de sensibilidade dela em apresentar um prazo mais razoável para comparecer à Câmara e pela sua falta de flexibilidade em dialogar com o parlamento municipal.

“Tentamos contato com a secretária e utilizamos a tribuna para tratar do tema. É bem verdade que a secretária buscou me atender e conversamos. Embora as respostas não sejam claras, mas, nós não estamos falando apenas de escolas onde temos uma atuação política. O problema é da cidade de São Luís. Então, diante da falta de sensibilidade da secretária, em nos apresentar um prazo mais razoável e devido à falta de flexibilidade dela para dialogar com o parlamento, nós, havíamos dito que, no primeiro momento iríamos convidar e, não havendo respeito ao convite, iríamos convocar”, finalizou.

Compartilhe
25/05/2024
PENA
Ex-prefeito de Graça Aranha condenado por irregularidades
25/05/2024
APOIO AO TERROR
Terroristas usaram agência da ONU para esconder cadáveres em Gaza
25/05/2024
Rejeição a Lula entre população do Brasil supera aprovação

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda