REUNIÃO CANCELADA

Sampaio e mais 22 times cobram mudança no estatuto da Libra

Compartilhe
Bloco formado por 23 clubes já havia avisado que não participaria de reunião com fundadores da Libra (Liga Brasileira de Clubes), nesta quinta, na CBF.

A criação da Libra (Liga Brasileira de Clubes), que parecia perto de acontecer, acabou sofrendo um revés. Em um manifesto, o Sampaio Corrêa e mais 22 clubes das séries A e B querem analisar e fazer apontamentos no estatuto de fundação da Libra.

Dessa forma, após o bloco composto por 23 clubes ter avisado que não participaria de reunião programada para esta quinta (12/05), os fundadores da Libra – formado pelos quatro grandes paulistas, Bragantino, Ponte Preta, Cruzeiro, Flamengo e Vasco – decidiram cancelar o encontro que seria realizado na sede da CBF, no Rio de Janeiro.

Em contato com o blog, o vice-presidente do Sampaio Corrêa, Perez Paz, disse que o time maranhense é um dos clubes que assinou a carta do grupo Futebol Forte, cujo bloco realizará um próximo encontro no dia 16, também na capital carioca.

O bloco Futebol Forte formado inicialmente por América-MG, Atlético-GO, Athletico, Avaí, Ceará, Coritiba, Cuiabá, Fortaleza, Goiás e Juventude ganhou também a adesão de Fluminense, Brusque, Chapecoense, CSA, CRB, Criciúma, Londrina, Náutico, Operário-PR, Sport, Tombense, Vila Nova e Sampaio Corrêa. Esses clubes ainda não assinaram com a liga brasileira e esperam uma mudança no estatuto que envolve, principalmente, a divisão igualitária de receitas.

Perez Paz também confirmou que há várias reivindicações voltadas para a Série B do Campeonato Brasileiro de Futebol, mas estão trabalhando para chegar em um consenso com os clubes que já aderiram à Libra.

O estatuto da Liga Brasileira de Clubes prevê que se os direitos de transmissão das Séries A e B forem comercializados em conjuntos, 85% do valor ficará para a primeira divisão e 15% para a segunda. Contudo, o grupo que o Sampaio integra deseja que seja 80-20. Além disso, os clubes da Série B querem um poder de decisão maior, já que, pelo estatuto da Libra, os clubes da Série A têm voto de peso dois em eleições e decisões que vierem a acontecer.

Na oportunidade, Paz ressaltou que vai aguardar a reunião da próxima segunda (16/05), no Rio de Janeiro, para falar sobre as divergências (ou não, caso haja acordo).

Até aqui, Corinthians, Flamengo, Palmeiras, Red Bull Bragantino, Santos e São Paulo, da elite, e Cruzeiro, Ponte Preta e Vasco, da Série B, já assinaram com a Libra. Já o Grêmio, Internacional, Bahia, Botafogo e Atlético-MG são alguns dos times que ainda não apoiaram nenhum dos lados.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Sampaio e times da A e B avançam em discussão sobre criação da Libra

[…] Leia mais em: Sampaio e mais 22 times cobram mudança no estatuto da Libra […]

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x