Gripe

Ranking de vacinação aponta Maranhão no segundo lugar

Compartilhe
Sergipe ocupa primeiro lugar de ranking nacional de vacinação contra a gripe enquanto atrás do Maranhão está o estado de Goiás

Entre as 27 unidades federativas do país, o Maranhão ocupa o 2º lugar no ranking nacional de vacinação contra a gripe com 10,9% da cobertura vacinal relativa a primeira etapa da 23ª Campanha de Vacinação contra a Gripe.

Com o objetivo de imunizar 90% dos integrantes dos grupos prioritários, totalizando 2.393.971 pessoas, divididos em três etapas, já foram aplicadas 300.869 doses que contemplam gestantes, população indígena, puérperas, trabalhadores da saúde, crianças dentre 6 meses e menores de 6 anos. Na Campanha do ano passado, o estado imunizou 1.752.958 pessoas, ultrapasando a meta com a cobertura de 101,01% e permitindo que o Maranhão ocupasse a 6ª posição no ranking nacional.

“A vacinação contra a Influenza assume uma particular relevância para proteger as populações mais vulneráveis e com riscos a desenvolver quadros mais graves da doença. A vacinação, também, busca reduzir o impacto das complicações respiratórias atribuídas ao vírus da gripe, aliviando a sobrecarga ao sistema de saúde durante o ainda enfrentamento à pandemia do coronavírus”, afirmou Halice Figueiredo, chefe do Departamento de Controle e das Doenças Imunopreveníveis da SES.

O Governo do Estado também tem orientado que as gestões municipais tracem estratégias para qualificar o acesso à imunização, dentre as quais estão a criação de horários extras nos pontos de vacinação, parceria com instituições de ensino público e privado, imunização para pessoas com comorbidades e dificuldade de locomoção, salas de aplicação de vacina em empresas, entre outros. Das mais de 2 mil unidades de imunização espalhadas pela Maranhão, 64 estão na capital.

Em São Luís, o governo elencou pontos de vacinação pertencentes a rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) como forma de ajudar o município na aplicação das doses. São eles: Policlínica Cidade Operária, Policlínica Vinhais, Hospital Genésio Rêgo e Hospital Aquiles Lisboa.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x