BRASÍLIA, 28 de agosto de 2024 – O Partido dos Trabalhadores (PT) registrou 29.807 candidatos nas eleições municipais de 2024, considerando as vagas para prefeitos e vereadores. Esse número representa uma redução em relação ao pleito de 2020, quando a legenda apresentou 31.860 candidaturas.
O decréscimo de aproximadamente 2 mil candidatos ocorre no primeiro pleito após o retorno de Lula à Presidência da República.
De acordo com um levantamento realizado pela revista Oeste, com base em dados da Justiça Eleitoral, a principal queda nas candidaturas do PT se deu entre os postulantes ao cargo de vereador.
Em 2020, o partido apresentou pouco mais de 29 mil candidatos a vereador, enquanto em 2024, esse número caiu para cerca de 27 mil. Por outro lado, houve um aumento de 130 candidaturas para o cargo de prefeito em nível nacional.
No entanto, mesmo com esse aumento, o PT reduziu sua presença nas disputas pelas prefeituras das capitais, se comparado às eleições de 2020.
Em 2020, o PT lançou 21 candidatos a prefeito nas capitais brasileiras. Já em 2024, esse número caiu para 13, refletindo uma estratégia diferente adotada pelo partido.
Um dos casos mais notáveis dessa mudança ocorre em São Paulo, onde o PT optou por não lançar candidato próprio à prefeitura, decidindo apoiar Guilherme Boulos, do PSOL. Essa é a primeira vez que o partido não encabeça a chapa para o Executivo municipal na maior cidade do país.
Além de São Paulo, o PT deixou de lançar candidatos a prefeito nas capitais de Rio Branco (AC), Maceió (AL), Macapá (AP), Salvador (BA), Curitiba (PR), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Porto Velho (RO) e Palmas (TO), quando comparado ao pleito anterior.
Em 2024, o PT lançou candidatos às prefeituras das capitais Manaus (AM), Fortaleza (CE), Vitória (ES), Goiânia (GO), Cuiabá (MT), Campo Grande (MS), Belo Horizonte (MG), João Pessoa (PB), Teresina (PI), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC) e Aracaju (SE).