opções

PROJETO DE LEI

Promulgada lei que amplia gratuidade nos ônibus de SLZ

Compartilhe
Gratuidade ônibus
Com a mudança, os acompanhantes das pessoas com deficiência podem usar o passe livre em situações específicas.

SÃO LUÍS, 05 de junho de 2024 – O presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Paulo Victor (PSB), promulgou a Lei nº 7.649/2024, de autoria do vereador Raimundo Penha (PDT), que amplia o acesso à gratuidade no Transporte Público da capital.

A nova legislação altera a Lei nº 4.328, de 1º de março de 2004, responsável por assegurar a gratuidade no sistema de transporte coletivo urbano às pessoas maiores de 65 anos e às pessoas com deficiências físicas, mentais e sensoriais.

A partir de agora, acompanhantes das pessoas com deficiência podem usufruir do benefício estando desacompanhados, nas hipóteses de entrega ou recebimento de documentos, a exemplo de exames, como também para marcação de consultas ou garantia de quaisquer outros direitos sociais relativos ao beneficiário da isenção tarifária (Passe Livre).

Antes, o acompanhante somente podia utilizar o benefício da gratuidade quando estava na companhia da pessoa com deficiência física, mental e sensorial e portando o instrumento de credenciamento.

Segundo Raimundo Penha, a ideia é proporcionar melhoria na qualidade de vida da pessoa com deficiência, já que a partir de agora será possível fazer menos deslocamentos, e também vai permitir que as famílias gastem menos recursos com o transporte.

“A lei agora vai assegurar também aos acompanhantes de baixa renda, que vivem no município de São Luís, a isenção tarifária no transporte coletivo urbano concedida às pessoas com deficiência, desde que estas sejam titulares de Benefício de Prestação Continuada (BPC), com o intuito precípuo de evitar o comprometimento da sobrevivência de mães, pais ou responsáveis e da própria família, com despesas para o deslocamento para entrega e recebimento de documentos, para marcação de consultas ou garantia de quaisquer outros direitos sociais relativos ao beneficiário do Passe Livre”, afirmou o vereador Raimundo Penha.

Compartilhe

Leia mais

Pobreza índice

ÍNDICE

Mais de 1,1 bi de pessoas vivem em pobreza extrema, diz PNUD
Pobreza índice

ÍNDICE

Mais de 1,1 bi de pessoas vivem em pobreza extrema, diz PNUD

Oab-ma eleição

ELEIÇÕES 2024

Oposição na OAB-MA tenta formar chapa no fim do prazo
Oab-ma eleição

ELEIÇÕES 2024

Oposição na OAB-MA tenta formar chapa no fim do prazo

Lula Presidência

PRESIDÊNCIA

Governo Lula quer comprar R$ 358 mil em bebidas alcoólicas
Lula Presidência

PRESIDÊNCIA

Governo Lula quer comprar R$ 358 mil em bebidas alcoólicas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.