PROPOSTA

Projeto de Lei classifica cobrança de taxas no PIX como abusiva

Compartilhe
PIX Proposta
PL torna cobrança de taxas sobre PIX prática abusiva. Alterações no Código de Defesa do Consumidor visa garantir transparência nas transações financeiras.

BRASÍLIA, 17 de janeiro de 2025 – O Projeto de Lei 9/25 propõe mudanças no Código de Defesa do Consumidor, tornando abusiva a cobrança de taxas ou valores adicionais sobre pagamentos realizados via PIX. A proposta também exige a fixação de cartazes informativos nos estabelecimentos comerciais, tanto físicos quanto virtuais, com a mensagem: “É ilegal cobrar taxa no PIX”.

A iniciativa é do deputado Duarte Jr. (PSB-MA) e está em análise na Câmara dos Deputados. De acordo com o parlamentar, a proposta tem o objetivo de reforçar a proteção dos direitos dos consumidores no uso do PIX.

“A medida também fortalece a transparência e promove conformidade com a legislação, prevenindo abusos e garantindo que o PIX continue sendo utilizado de forma justa e eficiente”, afirmou Duarte Jr.

O descumprimento da proposta sujeitará os infratores às penalidades previstas no Código de Defesa do Consumidor, como multas e a suspensão temporária das atividades.

A Medida Provisória (MP) 1288/25, enviada pelo governo federal ao Congresso em janeiro, também proíbe a cobrança de taxas sobre transações financeiras realizadas via PIX.

A MP estabelece que o pagamento realizado via PIX à vista deve ser tratado como pagamento em espécie, vedando qualquer cobrança adicional de impostos, taxas ou contribuições.

O Projeto de Lei será analisado pelas comissões de Defesa do Consumidor e de Constituição, Justiça e Cidadania, em caráter conclusivo.

Para se tornar lei, a proposta ainda precisa ser aprovada pelos deputados e senadores.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest


0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.