A TOQUE DE CAIXA

Projeto da anistia ao 8 de Janeiro ganha urgência na Câmara

Compartilhe
Anistia urgência
Com apoio de mais da metade dos deputados, texto que perdoa envolvidos nos atos do 8 de janeiro avança em ritmo acelerado; maranhenses assinaram o requerimento.

BRASÍLIA, 11 de abril de 2025 –  A oposição ao governo Lula apertou o passo na Câmara dos Deputados. O líder do PL, Sóstenes Cavalcante (RJ), reuniu as assinaturas necessárias para que o projeto de lei que concede anistia aos envolvidos nos ataques de 8 de Janeiro tramite em regime de urgência. Com isso, o texto salta as comissões e vai direto ao plenário.

A proposta é de autoria do deputado federal Major Vitor Hugo (PL-GO). Ela pretende anistiar “todos os que tenham participado de manifestações em qualquer lugar do território nacional” desde 30 de outubro de 2022, data do segundo turno das eleições presidenciais.

O requerimento de urgência precisava de 257 assinaturas. A marca foi ultrapassada na noite de quinta-feira (10), com a adesão de Paulo Azi (União Brasil-BA).

Entre os apoiadores do pedido, o PL lidera com folga, reunindo 89 assinaturas. O União Brasil aparece em seguida, com 39, acompanhado do PP (34) e Republicanos (26). PSD e MDB também reforçaram a lista, com 23 e 21 assinaturas, respectivamente.

Ainda assim, cabe ao presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), decidir quando (e se) o projeto de anistia será pautado. Segundo a Coluna do Estadão, Motta tenta articular um consenso com o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal antes de colocar a proposta em votação.

Parlamentares maranhenses que assinaram o requerimento de urgência:

  • Allan Garcês (PP-MA)
  • Aluisio Mendes (Republicanos-MA)
  • Detinha (PL-MA)
  • Josimar Maranhãozinho (PL-MA)
  • Josivaldo JP (PSD-MA)
  • Junior Lourenço (PL-MA)
  • Gil (PL-MA)
Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x