XANDÃO ATACA

Procurador-geral do Maranhão é afastado por decisão do STF

Compartilhe
STF PGE
Ministro do STF, Alexandre de Moraes, determinou a exoneração de Valdênio Caminha após recurso contra Dino e acusações de descumprimento de decisões judiciais.

BRASÍLIA, 15 de agosto de 2025 – O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ordenou o afastamento imediato de Valdênio Nogueira Caminha do cargo de procurador-geral do Maranhão.

A decisão, publicada nesta sexta (15), também proíbe sua nomeação para qualquer função pública nos três Poderes estaduais e exige a publicação da exoneração no Diário Oficial em 24 horas. O caso está vinculado a uma reclamação do partido Solidariedade sobre nomeações irregulares no estado.

Dois dias antes do afastamento, Caminha assinou um agravo interno pedindo a saída do ministro Flávio Dino da relatoria de processos envolvendo conselheiros do Tribunal de Contas do Maranhão (TCE-MA).

O recurso, apresentado em nome do governador Carlos Brandão, alegava parcialidade de Dino. Moraes considerou que o procurador agiu com desvio de finalidade ao postergar o cumprimento de decisões anteriores do STF, que determinavam o afastamento de servidores acusados de nepotismo.

A decisão citou que Valdênio Caminha autorizou, por meio de parecer, a continuação de pagamentos a servidores já exonerados, como Gilberto Lins Neto, que permaneceu atuando na presidência da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) mesmo após seu afastamento judicial.

O ministro ressaltou que a suspensão de nomeações deveria implicar o corte imediato de remunerações, sem flexibilizações. O STF determinou a execução imediata da medida e comunicou a Procuradoria-Geral da República para as devidas providências.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x