ACORDO

Presidente da Câmara propõe aumento de deputados federais

Compartilhe
Presidente Câmara
Presidente da Câmara propõe aumento de deputados federais para 527, sugerindo acordo entre Câmara, Senado e STF para evitar redefinição das bancadas estaduais.

BRASÍLIA, 7 de janeiro de 2025 – O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), pretende propor um acordo entre a Câmara, o Senado e o Supremo Tribunal Federal (STF) para aumentar o número de deputados federais de 513 para 527, evitando a redução de cadeiras em estados afetados pela decisão do STF.

A sugestão do presidente surge como alternativa à decisão unânime da Corte, que determinou uma redefinição das bancadas estaduais com base no Censo Demográfico de 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Caso a medida seja implementada, estados como a Paraíba, terra natal de Motta, perderiam cadeiras na Câmara.

“Acredito que a solução seja um grande acordo, uma conversa com o Senado e com o Supremo para aumentarmos 14 vagas. Dessa forma, nenhum estado perderia representação. Existem projetos sobre isso, e vou me dedicar ao tema nos próximos dias, pois temos até junho para resolver. Precisamos garantir que o Senado também aprove”, afirmou Motta.

Inscreva-se e não perca as notícias

ESTADOS MAIS AFETADOS PELA REDEFINIÇÃO

Entre os estados mais prejudicados pela decisão do STF está o Rio de Janeiro, que atualmente possui 46 deputados. Com a redivisão, a bancada cairia para 42 cadeiras. O coordenador da bancada fluminense, deputado Áureo Ribeiro (Solidariedade-RJ), defendeu a revisão dos critérios adotados pelo Supremo.

A Bahia também perderia representação, podendo ter duas cadeiras a menos na Câmara. Por outro lado, estados como o Pará ganhariam assentos. Atualmente com 17 deputados, o estado passaria a ter 21 cadeiras, devido ao aumento populacional constatado pelo censo.

CRITÉRIOS PROPORCIONAIS E HISTÓRICO DA DECISÃO

A composição da Câmara dos Deputados segue critérios proporcionais, com cada unidade da federação tendo no mínimo oito e no máximo 70 representantes, conforme a população. Entretanto, vários estados reivindicam a atualização das bancadas, argumentando que os dados não refletem as mudanças demográficas.

A decisão judicial teve origem em uma ação protocolada pelo governo do Pará em 2017. O estado alegava subrepresentação na Câmara desde 2010. Com a determinação do STF, a reivindicação do Pará foi atendida, mas trouxe impactos para outras unidades da federação, levando Motta a buscar uma solução negociada.

Compartilhe

Leia mais

Pensão 2024

2024

Mais de 300 foram presos por pensão alimentícia no Maranhão
Pensão 2024

2024

Mais de 300 foram presos por pensão alimentícia no Maranhão

São Luís

DOENÇA

São Luís registra mais de 2 mil casos de diarreia em 2025
São Luís

DOENÇA

São Luís registra mais de 2 mil casos de diarreia em 2025

Motoristas Maranhão

MARANHÃO

PRF flagra mais de 1.700 motoristas em alta velocidade no MA
Motoristas Maranhão

MARANHÃO

PRF flagra mais de 1.700 motoristas em alta velocidade no MA

Uma resposta

  1. Tem que diminuir a quantidade, isso sim; metade ali, está somente para criar um “bafafa” e polêmicas.

    O R$ agora, será mais disputado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.