SÃO LUÍS, 24 de setembro de 2024 – O prefeito de São Luís e candidato à reeleição, Eduardo Braide (PSD), adotou uma nova estratégia na fase final da disputa. Nas últimas semanas, ele direcionou grande parte dos gastos de campanha para doações a candidatos a vereador que integram sua coligação.
Dos R$ 4 milhões recebidos até agora, Braide já utilizou R$ 2,5 milhões. A maior parte desse montante, R$ 923 mil, foi destinada à publicidade impressa para sua própria campanha. No entanto, em segundo lugar, aparecem as transferências para candidatos da sua base, que somam R$ 880 mil.
A estratégia sugere confiança em uma vitória no primeiro turno e um esforço para eleger o maior número de aliados possível para a Câmara Municipal, onde Braide enfrentou dificuldades com uma base reduzida nos últimos quatro anos.
Inclusive, o prefeito demonstra, com essa movimentação financeira, que acredita na consolidação de uma base forte para o próximo mandato.
A transferência de recursos para candidatos aliados visa garantir maior governabilidade, uma vez que nos últimos anos sua gestão teve que lidar com uma base limitada na Câmara.