VOTO MANIPULADO

Prefeito de Caxias segue alvo na Justiça por deepfake

Compartilhe
Prefeito Eleições
Prefeito de Caxias, Gentil Neto (PP), terá que comprovar veracidade de informações usadas contra adversário na campanha de 2024 após rejeição de embargos.

CAXIAS, 03 de julho de 2025 – A Justiça Eleitoral rejeitou os embargos de declaração apresentados pelo prefeito de Caxias, Gentil Neto (PP), mantendo a decisão que o obriga a comprovar a veracidade de informações supostamente falsas usadas contra seu adversário, Paulo Marinho Jr (PL), na eleição de 2024.

O juiz Rogério Monteles da Costa, da 004ª Zona Eleitoral, considerou que não houve vícios na decisão anterior, que negou a análise de áudios e a entrega de celulares pelos investigados.

Conforme a Resolução 23.610 do TSE, cabe ao prefeito demonstrar que verificou a confiabilidade das informações divulgadas durante a campanha.

Inicialmente, a juíza Gisa Fernanda Nery Mendonça Benício corrigiu um erro conceitual sobre o termo “prova diabólica”, usado indevidamente no processo. Gentil Neto alegou mudança de entendimento, mas o magistrado destacou que o ajuste foi apenas técnico, sem alterar o ônus da prova.

Em sua decisão, o juiz afirmou que não houve contradição e que a correção buscou esclarecer que “prova diabólica” se refere à dificuldade excessiva de produção de provas, não à autoincriminação.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x