SÃO LUÍS, 16 de agosto de 2024 – O deputado federal Duarte Júnior (PSB-MA), candidato à prefeitura de São Luís, obteve uma vitória na Justiça Eleitoral do Maranhão contra o atual prefeito e candidato à reeleição, Eduardo Braide (PSD).
Na quinta (15), a Justiça negou a ação movida por Braide, que buscava retirar do ar um vídeo publicado por Duarte nas redes sociais.
Na representação, Braide alegou que Duarte havia “caluniado e difamado” o prefeito ao questionar, em vídeo, o envolvimento da família Braide no caso conhecido como “Carro do Milhão”, que teve repercussão nacional.
O prefeito solicitou a remoção imediata do vídeo, que menciona os vínculos de Carlos Braide e do médico Antônio Braide, pai e irmão de Eduardo Braide, respectivamente, com o escândalo.
A Justiça Eleitoral, porém, negou o pedido de Braide, destacando que Duarte apenas narra fatos amplamente noticiados na mídia, não sendo possível concluir que as acusações sejam “sabidamente inverídicas”.
A decisão afirmou que o conteúdo do vídeo é legítimo dentro do debate eleitoral, reforçando que, conforme jurisprudência do TSE, “a crítica política, mesmo dura e ácida, é inerente ao próprio debate eleitoral” e essencial à democracia.