BRASIL, 24 de junho de 2024 – Os alimentos típicos de festa junina, como bolos, canjicas e milhos cozidos, estarão mais caros neste ano. Um levantamento do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV) mostrou que o preço dos ingredientes para esses pratos tradicionais subiu, em média, 6,91% nos últimos 12 meses. Os dados foram divulgados nesta segunda (24), pelo jornal O Globo.
O aumento do preço dos produtos típicos de festa junina quase dobrou, ao compará-lo com a inflação. De acordo o Índice de Preços ao Consumidor (IPC-10), a inflação no período foi de 3,65%.
A pesquisa analisou os preços de 27 itens da cesta do IPC/FGV até a segunda semana de junho. A batata-inglesa, comum em caldos e sopas juninas, teve a maior alta, com 75,79%, nos últimos 12 meses. Outros itens, como arroz, maçã e batata-doce, subiram 24,89%, 22,62% e 14,18%, respectivamente.
O economista Matheus Dias, responsável pelo levantamento, atribuiu a alta do preço dos alimentos in natura a efeitos climáticos adversos, como as chuvas no Rio Grande do Sul. “A ocorrência de fenômenos climáticos extremos afetou a produção, pressionando os preços para cima”, explicou ao jornal O Globo.
Além disso, houve um aumento no preço do açúcar refinado (9,17%) e do açúcar cristal (6,35%), usados em doces típicos. Também houve alta no preço de refrigerantes e água mineral, que subiu 5,98%.