VERBA IRREGULAR

Polícia Federal investiga emendas de políticos no Maranhão

Compartilhe
Emendas PF
Polícia Federal investiga destino de emendas parlamentares sem plano de trabalho em vários estados, incluindo o Maranhão, por determinação do STF.

BRASÍLIA, 05 de novembro de 2025 – A Polícia Federal (PF) ampliou investigações sobre o uso de R$ 85 milhões em emendas parlamentares que não possuíam plano de trabalho registrado. A apuração, determinada pelo ministro do STF Flávio Dino, abrange 92 políticos atuais e ex-parlamentares e busca crimes como corrupção e peculato.

O Maranhão está entre os estados analisados, com 14 emendas sob escrutínio. As investigações focam inicialmente em prefeituras e entidades que receberam os recursos.

A ação teve início em setembro, baseada em nota técnica do Tribunal de Contas da União (TCU). O documento identificou 148 emendas parlamentares sem o plano de trabalho obrigatório na plataforma do governo federal.

Além do Maranhão, os estados com maior número de emendas irregulares são São Paulo (39), Amazonas (23), Bahia (22) e Minas Gerais (11). O ministro Flávio Dino determinou a abertura de inquéritos específicos para cada unidade federativa.

O ministro ressaltou a necessidade de cautela para não ferir prerrogativas parlamentares, mas enfatizou a apuração de possíveis ilícitos. A PF investiga se houve desvio de finalidade, ausência de execução ou má aplicação dos recursos públicos.

A corporação não descarta que as investigações possam alcançar os autores das emendas parlamentares caso surjam indícios de envolvimento direto.

Paralelamente às investigações, o ministro Flávio Dino leva ao plenário do STF o julgamento sobre a constitucionalidade das emendas parlamentares. Para isso, ele solicitou pareceres da Advocacia-Geral da União (AGU) e da Procuradoria-Geral da República (PGR).

O resultado deste julgamento poderá redefinir as regras de distribuição e fiscalização de verbas públicas entre União, estados e municípios.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x