
SÃO LUÍS, 17 de março de 2025 – A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta segunda (17) a operação VOVORICA para investigar fraudes estruturadas contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O esquema envolvia documentação falsa para reativação de benefícios, alteração de local e forma de pagamento, desbloqueio indevido e concessão de empréstimos consignados.
De acordo com a Coordenação-Geral de Inteligência da Previdência Social (CGINP), os pagamentos indevidos em 27 benefícios identificados somam R$ 1,48 milhão.
A suspensão dos benefícios pode gerar uma economia projetada de R$ 820 mil, considerando a expectativa de sobrevida informada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os valores podem aumentar com a análise do material apreendido.
A operação da Polícia cumpriu um mandado de busca e apreensão na capital maranhense. Além disso, houve autorização para quebra de sigilo de dados telefônicos, telemáticos, postais, bancários e fiscais do suspeito.
O investigado pode ser responsabilizado pelos crimes de estelionato previdenciário, falsificação de documento público e uso de documento falso. As penas podem variar conforme a gravidade da participação no esquema.