SANTA INÊS, 16 de dezembro de 2024 – A Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic), da Polícia Civil do Maranhão, deflagrou, nesta segunda (16), uma operação contra um influenciador digital de Santa Inês suspeito de liderar um esquema de rifas ilegais. Foram cumpridos mandados de busca, apreensão e sequestro de bens, com o bloqueio de R$ 12,7 milhões.
A operação da Polícia Civil, denominada “Cortina de Fumaça”, revelou que o grupo criminoso usava autorizações de títulos de capitalização para mascarar rifas ilegais. Parte dos valores era transferida a uma entidade de assistência social, que retornava os montantes ao influenciador, dificultando a fiscalização.
Entre os bens apreendidos estão um cavalo de raça, veículos de luxo, motocicletas, um caminhão, uma moto aquática e dispositivos eletrônicos. O líder do esquema também é acusado de lavar dinheiro ao ocultar patrimônio em nome de terceiros e utilizar contas bancárias pessoais e empresariais para movimentar valores.
Além da apreensão de bens, o influenciador teve decretadas medidas cautelares, incluindo a proibição de deixar o país, entrega de passaporte, e bloqueio de suas redes sociais. As plataformas eram utilizadas para promover as rifas ilegais.
Segundo a Seic, o grupo é investigado por contravenção penal, crimes contra o consumidor, associação criminosa e lavagem de dinheiro. As investigações continuam com o objetivo de identificar outros envolvidos no esquema.